STF mostra “Caminhos do Processo” na TV Justiça e no YouTube

03/12/2010 15:50 - Atualizado há 9 meses atrás

A TV Justiça exibe, a partir da próxima segunda-feira (06), uma série especial de cinco reportagens que vai mostrar o passo a passo de um processo que chega ao Supremo Tribunal Federal (STF). A série “Caminhos do Processo” será exibida ao longo da próxima semana no Jornal da Justiça 2ª Edição, que vai ao ar às 18h30. Chefes e funcionários dos diversos setores do Supremo prestam informações e esclarecimentos sobre tudo o que acontece com um processo em tramitação na Corte e ainda sobre diversos departamentos do Tribunal.

A primeira matéria mostrará a rotina do Atendimento STF, um espaço que centraliza todos os serviços prestados ao público e onde trabalham 60 pessoas. O local abriga o protocolo, o atendimento presencial e a sala dos advogados, com toda a infraestrutura necessária. A matéria que irá ao ar na terça-feira (07) mostra como funciona a Secretaria Judiciária do STF, setor responsável por receber tudo o que chega pelo Atendimento STF. Na Secretaria, é feita uma triagem dos processos que são distribuídos aos ministros e daqueles que envolvem temas com repercussão geral reconhecida.

Na quarta-feira (08), quando se comemora o "Dia da Justiça", a matéria da série especial mostra a rotina dos gabinetes dos ministros. A matéria especial de quinta-feira (09) vai apresentar o funcionamento da Secretaria das Sessões, órgão responsável por organizar os julgamentos colegiados do STF – das duas Turmas e do Plenário. Os telespectadores vão conhecer ainda como funciona o sistema de gravação e degravação de tudo o que os ministros falam nas sessões, tarefa executada por taquígrafos.

A última reportagem da série especial “Caminhos do Processo”, que vai ao ar na sexta-feira (10), apresenta ao público o setor responsável por preservar a memória do STF e divulgar a jurisprudência da Corte. A Biblioteca Victor Nunes Leal, que guarda obras raras, está subordinada a esta Secretaria, assim como a Coordenadoria de Gestão Documental e Memória Institucional. A série é apresentada pela repórter da TV Justiça Natalie Machado, tendo como editora a jornalista Lívia Almeida.

VP/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.