STF marca data de interrogatório de José Aleksandro
O ministro Sepúlveda Pertence designou para o próximo dia 22 de novembro, às 16 horas, o interrogatório do deputado federal José Aleksandro da Silva (PSL-AC) perante o Supremo Tribunal Federal. Pertence é o relator do Inquérito (INQ 1567) instaurado contra José Aleksandro, no qual o parlamentar responde por crime contra a administração pública.
Aleksandro é acusado de fraudar o procedimento licitatório para contratação de uma empresa de serviços gráficos, que, segundo o Ministério Público do Acre, foi feito mediante simples cotação de preços entre as empresas E. Pereira Ribeiro, Editora Preview Ltda e Gráfica Estrela Ltda, o que estaria contrário à Lei de Licitações (Lei nº 8.666/93).
A licitação teria sido direcionada para que a E. Pereira Ribeiro fosse beneficiada com a compra. Essa empresa é de propriedade do deputado José Aleksandro, afirmam os promotores.
O deputado também é acusado de desviar dinheiro público quando participou da mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco. Ele assumiu o cargo de deputado federal com a cassação do ex-deputado Hildebrando Paschoal, de quem era suplente.
Ministro Pertence, relator do Inquérito (cópia em alta resolução)