STF lança segundo volume de série de livros sobre desinformação
Coletânea “Desinformação: O Mal do Século” é fruto de parceria do Supremo com a Universidade de Brasília.
O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou o segundo volume da coletânea “Desinformação: O Mal do Século”, fruto de parceria do Tribunal com a Universidade de Brasília (UnB). O volume 2, com o título “O Futuro da Democracia: Inteligência Artificial e Direitos Fundamentais”, reúne 18 artigos acadêmicos de ministros do Supremo, servidores e especialistas sobre o impacto da desinformação nos direitos fundamentais e no exercício da democracia, trazendo reflexões sobre o momento de transformações tecnológicas vertiginosas que vivemos.
Coletânea
A série de livros resulta da parceria entre o Supremo e a UnB no âmbito do Programa de Combate à Desinformação do STF, dando continuidade ao projeto iniciado na gestão da Ministra Rosa Weber.
O presidente do Supremo assina o prefácio e, ao lado de Patrícia Perrone Campos Mello, o primeiro artigo, sobre as promessas, os riscos e a regulação da inteligência artificial. “Deepfakes, manipulação do debate público por robôs e automação e a personalização da desinformação ameaçam diretamente a formação de uma opinião pública livre, pilar essencial das democracias”, afirma o ministro. “Este livro é mais que uma análise acadêmica; é um alerta para a necessidade de unir esforços em busca de soluções eficazes para o futuro da humanidade”.
A elaboração da obra foi coordenada por um conselho editorial composto de professores da UnB e servidores do STF. O livro está disponível de forma gratuita na página do Programa de Combate à Desinformação, no site do Supremo.
(Suélen Pires//CF)
Leia mais:
14/9/2023 – STF e UnB lançam livro sobre combate à desinformação