STF inicia logo mais julgamento de processo contra Palocci
A partir das 14h, o STF começa a julgar denúncia em que o ex-ministro da Fazenda e hoje deputado federal Antonio Palocci (PT-SP) é acusado de ser um dos responsáveis por mandar quebrar o sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa e divulgá-lo à imprensa.
A partir das 14h, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia o julgamento da denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-ministro da Fazenda e hoje deputado federal Antonio Palocci (PT-SP), acusado de ser um dos responsáveis por mandar quebrar o sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa e divulgá-lo à imprensa.
Na prática, os ministros decidirão se a denúncia merece ser acolhida. Ou seja, analisarão a consistência das acusações e se há indícios mínimos de que os crimes foram cometidos.
Também são acusados de participar no delito o então presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, e o assessor de imprensa do Ministério da Fazenda à época dos fatos, o jornalista Marcelo Netto. O episódio ocorreu em 2006.
O relator do processo, uma Petição (PET 3898), é o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.
RR