STF encerra processo sobre “caixa-preta” do Judiciário

02/06/2003 16:28 - Atualizado há 9 meses atrás

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, encerrou o processo de Interpelação (PET 2932) movido pela Associação dos Magistrados contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido era para que o presidente prestasse esclarecimentos sobre um pronunciamento feito em Vitória, em 22 de abril passado, no qual se referiu à “caixa-preta do Judiciário”. O presidente prestou informações na semana passada, e por isso o relator entendeu que foi cumprida a finalidade do processo.


 


No documento, a Advocacia Geral da União, em nome do presidente, registrou que não houve ofensa a quaisquer membros do Poder Judiciário e que houve uma “interpretação exagerada e desproporcional das declarações do interpelado”.


 


Ao julgar extinta a causa, o ministro Gilmar Mendes ressaltou que “não cabe a esta Corte (STF), no rito da interpelação, avaliar o conteúdo das explicações oferecidas”. O ministro determinou também o encaminhamento dos autos aos requerentes da ação.


 



Ministro Gilmar Mendes, relator da Petição (cópia em alta resolução)


 


#JY/JB//AM


 


Leia mais:


 


28/05/2003 – 16:50 – Presidente da República presta esclarecimentos ao STF sobre “caixa-preta” do Judiciário


 


14/05/2003 – 17:08 – STF abre prazo para Lula se manifestar em 48h sobre “caixa-preta do Judiciário”

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.