STF encerra audiência pública sobre modelo de escola cívico-militar

Ministro Gilmar Mendes agradeceu a participação dos expositores e afirmou que argumentos vão contribuir para a discussão entre os ministros.

22/10/2024 20:34 - Atualizado há 4 semanas atrás
Foto colorida na horizontal de auditório com cadeiras verdes, onde estão sentadas pessoas. Do lado direito da foto, uma mulher negra fala ao microfone. Do lado esquerdo, há um telão que mostra imagens de crianças fazendo saudação militar. Foto: Andressa Anholete/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encerrou na noite desta terça-feira (22) a audiência pública que discutiu o Programa Escola Cívico-Militar no Estado de São Paulo. O tema é debatido nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7662 e 7675.

Ao longo do dia, mais de trinta expositores autorizados pelo relator apresentaram argumentos sobre a proposta, discutindo desde o modelo e suas diferenciações das escolas convencionais até o impacto orçamentário das escolas cívico-militares.

O ministro Gilmar Mendes agradeceu a participação de todos os envolvidos, afirmando que os dados e as informações trazidas ao debate vão contribuir para a análise das ações em discussão no Supremo.

“Tenho certeza de que o conhecimento e a experiência daqueles que fizeram uso da palavra sofisticaram o debate proposto, descortinando peculiaridades fáticas e técnicas sobre o assunto que, não fosse a expertise dos envolvidos, dificilmente seriam captadas por esta Casa”, afirmou o ministro.

Entenda as ações

As ADIs 7662 e 7675 foram propostas, respectivamente, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Entre outros argumentos, as legendas alegam que o programa cria um modelo de ensino sem respaldo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei federal 9.394/1996), ao prever a presença de policiais militares em atividades escolares.

Os partidos também sustentam que o programa estabelece “verdadeiro projeto de militarização da escola civil”, desvirtua as atribuições previstas constitucionalmente para a Polícia Militar e afronta a gestão democrática do ensino público.

(Paulo Roberto Netto//AL)

Leia mais:

22/10/2024 – Ministro Gilmar Mendes abre audiência pública sobre modelo de escola cívico-militar

22/10/2024 – Diversidade de pontos de vista marcam audiência pública sobre escolas cívico-militares no STF

Veja abaixo fotos da audiência pública:

Audiência Pública sobre a ADI 7662/SP

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.