STF divulga lista de participantes de audiência sobre escolas cívico-militares no Estado de SP

Ministro Gilmar Mendes, relator da matéria, priorizou na seleção a representatividade e a pluralidade dos expositores.

11/10/2024 10:53 - Atualizado há 1 mês atrás
Card com fundo azul-escuro com letras brancas escrito: Audiência Pública Escolas Cívico-militares no Estado de São Paulo.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou nesta quinta-feira (10) a lista de participantes e o cronograma da audiência pública convocada para discutir o Programa Escola Cívico-Militar no Estado de São Paulo. Foram habilitados 28 dos 70 pedidos de participação na audiência, que será realizada no dia 22/10.

O ministro observou que, diante do volume de inscrições, a seleção priorizou a representatividade e a diversidade, valorizando a pluralidade de experiências institucionais como forma de evitar a sobreposição ou a repetição desnecessária de pontos de vista. As instituições ou pessoas jurídicas não admitidas poderão enviar suas contribuições por escrito.

A audiência pública visa ouvir expositores que tragam informações técnicas e especializadas para subsidiar a Corte no julgamento de duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI 7662 e ADI 7675) apresentadas contra a lei estadual que institui o programa nas escolas públicas estaduais e municipais de educação básica.

As ADIs 7662 e 7675 foram propostas, respectivamente, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Entre outros argumentos, as legendas alegam que a Lei Complementar estadual 1.398/2024, que criou o programa, cria um modelo de ensino sem respaldo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei federal 9.394/1996), ao prever a presença de policiais militares em atividades escolares.

Veja aqui a lista de participantes e a programação da audiência.

(Pedro Rocha/CF)

Leia mais:

6/9/2024 – STF convoca audiência pública sobre escolas cívico-militares na rede pública de SP

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.