STF deverá pedir licença à Câmara para processar Eurico Miranda
O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, apresentou hoje (23/02) ao Supremo Tribunal Federal denúncia contra o presidente do Vasco e deputado federal Eurico Miranda (PPB-RJ), responsabilizando-o pela superlotação e precário estado de conservação do estádio de São Januário que provocaram a queda da grade que divide a arquibancada do campo de futebol, machucando 139 torcedores, na final da Copa João Havelange, em 30 de dezembro do ano passado.
Brindeiro pediu ao ministro relator Nelson Jobim que solicite à Câmara dos Deputados licença prévia para processar Eurico Miranda. Também foram denunciados por Brindeiro, o então presidente do Vasco, Antônio Soares Calçada, e o encarregado da manutenção do estádio, José Joaquim Cardoso Lima.
No documento, Brindeiro sustenta que houve imprudência, na venda de ingressos em número maior que a capacidade máxima do estádio, e negligência na manutenção do estádio.
Segundo Brindeiro, Eurico e os outros dois denunciados poderiam ter evitado o acidente mas preferiam omitir-se, tornando-se responsáveis pelo tumulto que provocou lesões corporais nos torcedores que foram arremessados ao campo.