STF determina arquivamento de Inquérito contra deputado sul-mato-grossense

24/04/2003 15:39 - Atualizado há 8 meses atrás

O Inquérito (Inq 1930) envolvendo o deputado federal Vander Loubet ( PT/MS) foi arquivado por determinação da ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie. O deputado foi acusado de crime eleitoral. A ministra acolheu parecer da Procuradoria Geral da República, que se baseou no fato de que a Constituição Federal só prevê a suspensão ou a perda dos direitos políticos enquanto durarem os efeitos da condenação criminal transitada em julgado.


 


Segundo o parecer, o parlamentar foi condenado em maio de 1996, tendo a sentença transitado em julgado em junho do mesmo ano. A prescrição foi consumada em junho de 2000, sendo que a audiência de advertência só se realizou em agosto do mesmo ano.


 


“No caso, a pena imposta no processo sequer chegou a ser cumprida face do reconhecimento da extinção da pretensão executória”  , afirmou o parecer.


 



Ministra Ellen Gracie, relatora do MS (cópia em alta resolução)



 


 


#BB/SS//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

O Portal do STF coleta dados, por meio de cookies ou dos navegadores, a fim de cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para realizar análises estatísticas. Para saber mais, acesse a página do STF sobre a LGPD.