STF defere liminar para garantir o sigilo de depoimento de Law Kin Chong à CPI da Pirataria

O ministro Cezar Peluso deferiu ontem (10/11) o pedido de liminar no Mandado de Segurança preventivo (MS 24706) impetrado pelo do empresário Law Kin Chong e sua esposa, Hwu Su Chiu Law. Com isso, proibiu o acesso de câmeras de televisão, gravadores e máquinas fotográficas, de propriedade de particulares ou concessionárias, nas dependências em que ambos depuseram para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pirataria. Peluso é o relator da matéria.
O depoimento de Law Kin Chong e Hwu Su Chiu estava marcado para ocorrer hoje (11/11), a partir das 10h, na Assembléia Legislativa de São Paulo. No Mandado de Segurança, o empresário argumentou que ele e sua mulher não se negavam a comparecer à sessão da CPI, mas queriam respeito e preservação do direito a suas imagens. Eles estão sendo investigados por suposta relação com os crimes apurados pela “Operação Anaconda”, realizada em São Paulo pelo Ministério Público e a Polícia Federal.
“A distorção dos fatos, sua avaliação precipitada e o juízo de valor emitidos por profissionais de imprensa, muitos sem nenhum conhecimento técnico-jurídico, conduzem, inexoravelmente, a um processo de destruição da imagem e da honra das pessoas noticiadas, sem proporcioná-las o mais elementar direito de defesa”, sustentou o empresário.
Ministro Peluso, relator do MS (cópia em alta resolução)
#RR/BB//AM