STF declara inconstitucional lei que alterou regime jurídico de servidores em Rondônia

14/11/2002 16:26 - Atualizado há 8 meses atrás

O Supremo Tribunal Federal declarou hoje (14/11) a inconstitucionalidade da Lei Complementar estadual 109/94 de Rondônia, que alterou o Regime Jurídico dos servidores públicos daquele estado.


 


A decisão ocorreu durante o julgamento de mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 1201) de autoria do governador rondoniense contra a Assembléia Legislativa estadual. A norma já estava suspensa desde o deferimento da liminar pelo Supremo, ocorrido em abril de 1995.


 


De acordo com o relator do processo, ministro Moreira Alves, a iniciativa do projeto de lei para alterar disposições sobre servidores públicos deve ser do chefe do Executivo,  conforme prevê a Constituição (artigo 61, parágrafo 1º, inciso II, alíneas “a”, “b” e “c”).


Por isso, ele julgou procedente o mérito da ação, sendo seguido pelos demais ministros.


 



Ministro Moreira Alves, relator da ADI (cópia em alta resolução)


 


#JY/DF//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

O Portal do STF coleta dados, por meio de cookies ou dos navegadores, a fim de cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para realizar análises estatísticas. Para saber mais, acesse a página do STF sobre a LGPD.