STF cumprirá suas funções e não faltará aos cidadãos brasileiros, afirma presidente
O pronunciamento do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF, foi proferido no início da sessão plenária desta quinta-feira (17) e está relacionado a declarações feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o Tribunal.
No início da sessão plenária desta quinta-feira (17), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que os constituintes de 1988 atribuíram à Corte a “elevada missão de manter a supremacia da Constituição Federal e a manutenção do Estado Democrático de Direito”. O ministro ressaltou que os juízes do Tribunal, no cumprimento de suas funções, “não faltarão aos cidadãos brasileiros”.
A afirmação está relacionada às declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, em conversa telefônica interceptada judicialmente, disse que a Corte estaria "acovardada".
Íntegra do pronunciamento:
“Eu queria dizer que os constituintes de 1988 atribuíram a esta Suprema Corte a elevada missão de manter a supremacia da Constituição Federal e a manutenção do Estado democrático de direito. Eu tenho certeza de que os juízes dessa Casa não faltarão aos cidadãos brasileiros no cumprimento deste elevado múnus”.
Leia mais:
17/03/2016 – Ministro Celso de Mello repudia acusações contra o Supremo