STF comemora hoje 179 anos de criação com novo portal na internet

18/09/2007 08:00 - Atualizado há 4 meses atrás

O Supremo Tribunal Federal (STF) comemora os 179 anos da sanção da lei que o criou, em 18 de setembro de 1828, com o lançamento de seu novo portal e do site da Rádio Justiça, sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, via satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br. A solenidade será nesta terça-feira (18), a partir das 18 horas, no Salão Branco da Corte.

O novo portal congrega vários sites que reúnem os 105 serviços disponibilizados online pelo Supremo. Totalmente repaginado, ele trará vantagens para os cidadãos e para os funcionários da Corte.

Um exemplo é a maior funcionalidade, obtida por meio de um projeto que, ao longo de um ano, preocupou-se em adotar uma concepção moderna de navegabilidade. Foi pensando nisso que se criou uma ferramenta, chamada de acesso rápido, que permitirá ao usuário configurar na página de entrada do portal os serviços que utiliza com mais freqüência.

O endereço eletrônico também disponibilizará para os gabinetes e outras seções do STF uma ferramenta que permitirá extrair dados estatísticos por meio do cruzamento de informações das diversas bases de dados da Corte. Assim, esse público poderá, a qualquer momento, acessar informações estratégicas para o gerenciamento do trabalho que realiza.

Rádio Justiça

O lançamento do novo site da Rádio Justiça no próximo dia 18 faz parte do projeto de renovação da emissora, iniciado no semestre passado com a inauguração da freqüência 104,7 FM, em Brasília, e com nova programação. Em sintonia com as tendências tecnológicas modernas, o novo site trará novidades como podcast, chat e newsletter, além de um layout moderno e leve.

Entre os destaques do novo projeto está a Radioagência. Nela, a emissora tornará suas reportagens disponíveis para qualquer pessoa que acessar o site e para as rádios parceiras, distribuídas por todo o país.

Além disso, uma área restrita do site foi criada para os colaboradores da emissora, como os tribunais, o Ministério Público e as associações da comunidade jurídica. Isso permitirá que o intercâmbio de produtos seja mais célere e prático.

A banda de acesso ao site também foi ampliada para garantir que mais pessoas consigam ouvir a rádio ao vivo pela internet, e os áudios dos programas já exibidos ficarão disponíveis para consulta.

História

No dia 18 de setembro de 1828, o imperador D. Pedro sancionou a lei que deu origem e regulamentou as atribuições do então Supremo Tribunal de Justiça, que, 63 anos depois, passou a se chamar Supremo Tribunal Federal. Naquela época, o Tribunal funcionava no Rio de Janeiro, a capital do Brasil. Com a mudança da capital para Brasília, ele passou a ocupar a atual sede, localizada na Praça dos Três Poderes, a partir de 1960.

RR/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.