STF celebra 175 anos da Lei que criou o Supremo Tribunal de Justiça
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, abriu a Sessão Solene destinada à celebração do aniversário de 175 anos da Lei de 18 de setembro de 1828, que criou o Supremo Tribunal de Justiça, no período do Império, antecedendo o Supremo Tribunal Federal.
A cerimônia foi aberta com o Hino Nacional, tocado pela Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. Em seguida, o ministro Carlos Velloso leu um discurso comemorativo contendo a história da Suprema Corte, do Império à República.
Compareceram à solenidade o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz; o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; o advogado-geral da União, Álvaro Ribeiro Costa; o deputado Inocêncio de Oliveira, representando o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha; o presidente do Tribunal de Contas da União, Valmir Campelo, presidentes e ministros de Tribunais Superiores, bem como ex-ministros do Supremo Tribunal Federal, entre outros magistrados; o procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rubens Aprobatto.
Ao encerrar a cerimônia solene no Plenário, o presidente do Supremo agradeceu a presença dos convidados, entre eles, o vice-presidente da República, José Alencar e do presidente do Senado, José Sarney, parlamentares e embaixadores.
#SS/BB//SS