Site registra quase 580 mil acessos às notícias em setembro
O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou 576.506 acessos às 343 matérias publicadas no site da Corte em setembro. As duas notícias mais lidas ao longo do mês, que tratam da cerimônia de despedida e do enterro do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, falecido na madrugada do dia 1°, somam 29.064 acessos. O corpo de Menezes Direito foi velado no plenário da antiga sede da Suprema Corte brasileira, no Rio de Janeiro (RJ), e sepultado no Cemitério São João Batista, também na capital fluminense.
A terceira matéria mais lida no mês de setembro no site do STF aborda o entendimento do presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, de que medicamentos requeridos para tratamento de saúde devem ser fornecidos pelo Estado. Com 9.236 cliques, a notícia registrou o fato de o Supremo ter utilizado, pela primeira vez, subsídios da audiência pública sobre saúde – promovida pelo Tribunal entre abril e maio deste ano – para estabelecer orientações sobre a questão.
Em seguida, as notícias mais acessadas na página eletrônica do Supremo em setembro foram as que tratam dos seguintes temas: o cancelamento de sessões em virtude do falecimento de Menezes Direito (8.904 acessos); o reconhecimento, pelo Plenário do STF, de repercussão geral em matérias penais, processuais e trabalhistas (8.017 registros); e a linha sucessória da cadeira ocupada pelo ministro Direito (7.622 acessos).
O pedido de vista, por parte do ministro Marco Aurélio Mello, que suspendeu o julgamento da extradição do italiano Cesare Battisti, noticiado no dia 9 de setembro, também foi assunto que deteve a atenção do público, sendo lido 7.531 vezes. Até o momento, o placar do julgamento está 4 a 3 a favor da extradição de Battisti, condenado na Itália pelo assassinato de quatro pessoas entre os anos de 1977 e 1979.
Outra matéria de destaque no mês passado refere-se à decisão do ministro Eros Grau de conceder liminar na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 167, para suspender o julgamento de qualquer recurso contra a expedição de diploma ou feitos correlatos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a decisão do mérito. A notícia foi acessada em 6.828 oportunidades.
Veja a seguir as 10 matérias do site do STF mais lidas no mês de setembro:
1. Autoridades se despedem do ministro Menezes Direito na antiga sede do STF – 16.368
2. Morre, no Rio de Janeiro, o ministro Carlos Alberto Menezes Direito – 12.969
4. STF cancela sessões em virtude do falecimento do ministro Menezes Direito – 8.904
6. Conheça a linha sucessória da cadeira ocupada pelo ministro Menezes Direito no Supremo – 7.622
8. Ministro concede liminar para suspender julgamento de pedidos de cassação no TSE – 6828
9. Ministro arquiva ação de juiz contra indicação de Toffoli para vaga no STF – 6686
10. PGR contesta no Supremo dispositivo de emenda constitucional que altera número de vereadores – 6256
LC/AM