Site do STF mostra conteúdo especial em homenagem aos 20 anos de atuação do ministro Celso de Mello na Corte

19/08/2009 16:46 - Atualizado há 9 meses atrás

O mais antigo integrante do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, completou nesta segunda-feira (17), duas décadas de atuação no Supremo. Para homenageá-lo, a Coordenadoria de Imprensa do STF disponibilizou um material comemorativo sobre o ministro, com galeria de fotos, currículo, decisões, curiosidades, mensagens de colegas como os ministros aposentados Carlos Velloso e Sepúlveda Pertence, e um artigo do constitucionalista Alexandre de Moraes, escrito em sua homenagem. Os textos especiais estarão disponíveis no site até a meia-noite desta sexta-feira (21).

A origem da carreira de Celso de Mello foi o Ministério Público (MP) do estado de São Paulo. Ele foi promotor de Justiça, participou de tribunais do júri na condição de promotor de Justiça criminal e trabalhou como procurador de Justiça do estado de São Paulo.

Passou por Santos, Osasco, São José dos Campos, Cândido Mota, Palmital, Garça e São Paulo (capital) como promotor de Justiça. O ministro também atuou como juiz na Justiça Paulista, ocupando, por três vezes, vagas do quinto constitucional reservadas aos membros do Ministério Público.

É de autoria do decano o livro “Notas sobre o Supremo Tribunal – Império e República”. A obra trata da história da Corte Suprema do Brasil e traz informações detalhadas sobre número de componentes, dados estatísticos, fatos marcantes e curiosidades nos diferentes períodos e sob as diversas Constituições.

Inclusive, o ministro é um dos personagens do livro, pois, como história do STF, ele conta que foi o ministro mais jovem a assumir a Presidência da Corte, em 1997. Celso de Mello foi conduzido ao cargo, aos 51 anos e seis meses de idade.

Cobertura especial

As coberturas especiais da Coordenadoria de Imprensa do STF consistem em publicações de textos sobre temas relevantes relacionados ao Direito, à Suprema Corte brasileira e aos julgamentos de maior repercussão nacional. Elas compõem uma barra de rolamento desenvolvida na homepage do STF, localizado acima do destaque principal. Normalmente, ficam disponíveis por uma semana e sempre trazem curiosidades e matérias interessantes relacionadas ao tema em destaque.

FS/AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.