Site de notícias tem mais de 670 mil acessos em março e bate recorde na produção de textos

05/04/2010 22:05 - Atualizado há 9 meses atrás

 A agência de notícias do Supremo Tribunal Federal (STF) publicou 422 matérias no portal da Suprema Corte na Internet em março. O total de leitura desse material – notícias diárias sobre os julgamentos das Turmas e do Plenário, e sobre as ações mais relevantes que chegaram à Corte no período – foi de 676.441, um recorde. 
 
Para se ter uma ideia, a média de notícias publicadas por mês gira em torno de 340, com um total de 550 mil acessos.
 
A matéria que mais chamou atenção do público em março foi o entendimento unânime do Plenário do STF no sentido de manter decisões judiciais que obrigam o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer remédios de alto custo e tratamentos não oferecidos pelo sistema a pacientes de doenças graves. Publicada no dia 17, a notícia foi a mais lida pelos internautas em março, com 14.321 acessos.
 
Essa foi a primeira decisão da Corte que se baseou em informações coletadas durante audiência pública realizada em abril de 2009 para debater o tema.
 
A segunda matéria mais acessada, com 14.149 leituras, noticia outra decisão do Plenário da Corte, que no dia 4 manteve a prisão do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido). Por dez votos a um, os ministros negaram o pedido de habeas corpus feito em favor de Arruda, preso desde o dia 11 de fevereiro pela suposta tentativa de suborno de uma testemunha no inquérito que investiga esquema de corrupção no governo do DF.
 
A notícia que ficou em quarto lugar também trata do habeas corpus impetrado em defesa de Arruda. Ela detalha o voto proferido pelo ministro Marco Aurélio perante o Plenário do Supremo, no sentido de negar o pedido de liberdade em favor do governador afastado do DF. Essa matéria teve 9.375. O ministro Marco Aurélio é o relator do pedido de habeas corpus e semanas antes já havia indeferido a liminar solicitada no processo.
 
A matéria sobre determinação do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, de dar 15 dias para os estados do Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo apresentarem um plano de pagamento de precatórios ficou em terceiro lugar entre as dez notícias mais lidas em março. Mendes é relator de ações de Intervenção Federal (IF) que tramitam na Corte para reivindicar o pagamento desses créditos. Essa notícia foi publicada no dia 26 e foi acessada 11.874.
 
Veja o ranking das matérias mais lidas em março:
 
1ª: – Poder Público deve custear medicamentos e tratamentos de alto custo a portadores de doenças graves, decide o Plenário do STF – 14.321 acessos
 
2ª: – Plenário do STF mantém prisão do governador do DF, José Roberto Arruda – 14.149 acessos
 
3ª: – Intervenção federal: estados têm 15 dias para apresentar plano de pagamento de precatórios – 11.874 acessos
 
4ª: – Ministro Marco Aurélio nega pedido de liberdade do governador Arruda (íntegra do voto) – 9.375 acessos
 
5ª: – Ministro Cezar Peluso é eleito novo presidente do STF para biênio 2010-2012 – 9.304 acessos
 
6ª: – STF reconhece repercussão geral de temas que envolvem a OAB, serviço público, Direito Administrativo e Tributário – 9.144 acessos
 
7ª: – Ministro Ayres Britto vota pela possibilidade de pena alternativa para condenado por tráfico de drogas – 8.903 acessos
 
8ª: – Ministro Celso de Mello utiliza princípios da segurança jurídica e proteção da confiança para cassar decisões do TCU – 8.088 acessos
 
9ª: – Novo serviço oferecido no site do STF facilita pesquisa de jurisprudência – 7.869 acessos
 
10ª: – Pauta de julgamentos previstos para a sessão plenária desta quinta-feira (4) – 7.827 acessos

RR//AM

 
* Acompanhe o dia a dia do STF também pelo Twitter: http://twitter.com/stf_oficial
 
 
 
 
 
 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.