Sistema Único de Saúde é tema de radionovela da Rádio Justiça
O Doutor Talarico é um médico que, como muitos, salva vidas todos os dias. Mesmo quando está fora do hospital. Foi o que aconteceu no dia em que ele jantava com o casal de amigos Genésio e Ondina e o amigo se engasgou no meio do restaurante. O Doutor Talarico salvou Genésio do sufocamento, mas quem ficou grata mesmo foi Ondina. Para a surpresa do médico, a amiga se revela apaixonada por ele. Só que o Doutor acabou descobrindo que Ondina estava com uma doença séria, e o tratamento mais eficaz não era custeado pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.
Saiba qual é o dever constitucional do SUS e se há algo a se fazer caso algum medicamento vital não seja custeado por ele. Acompanhe a radionovela “Saúde de Ferro”, que estreia na Rádio Justiça na próxima segunda-feira (11).
Histórico
Justiça em Cena é um projeto da Rádio Justiça iniciado em 2004, quando a emissora foi inaugurada. Retomado e reelaborado em 2007, o programa atualmente tem episódios semanais. Entre as edições anteriores, “Damas de Honra” trata dos casos em que a Lei Maria da Penha é aplicável; “Jogo Limpo” fala da justiça desportiva; em “A Propina”, Jonas tem que enfrentar as tentativas de suborno no trabalho e em “Prato Feito”, a família do Jonas reflete sobre os atos de corrupção e “jeitinho” do dia a dia. Em “Irmãos de Fé”, o tema é preconceito religioso e “Não escuta que eu grampo” é sobre escutas telefônicas ilegais. A última, “Agora a casa cai”, explica o que é e como funciona o instituto do tombamento.
Em novembro de 2008, Justiça em Cena foi considerado pela segunda vez consecutiva "Melhor Programa de Rádio" pelo 6º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. O projeto conta com a colaboração de servidores do STF, técnicos, editores, repórteres e produtores da Rádio e da TV Justiça. “Saúde de Ferro” tem as vozes de Valter Lima, Odete Rocha e William Galvão. O roteiro é de Guilherme Macedo; direção, Viviane Yanagui e sonoplastia, Marcus Tavares.
No ar
“Saúde de Ferro” será veiculada em nove horários, de segunda a sexta-feira: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, via satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br. O áudio de todas as radionovelas produzidas está disponível no site.