Seminário retrata juízes e tribunais em diversos períodos da história do Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) promove nos dias 27 e 28 de março o Seminário Juízes e Tribunais: Perspectivas da História da Justiça no Brasil, que faz parte das comemorações do Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil.
Entre os palestrantes estão ministros e renomados acadêmicos que vão falar sobre a trajetória do Judiciário ao longo da história do Brasil, a partir de um paralelo entre o período colonial, o Império e a República.
A Corte máxima da Justiça no país está entre os tópicos abordados pelo seminário. Uma mesa redonda irá discutir a Casa da Suplicação e a Justiça no período Joanino. Outra palestra vai apresentar o tema “O STF na República Velha". Por fim, o ministro aposentado Moreira Alves, do Supremo, vai falar sobre suas experiências como integrante da Corte com a palestra “O STF no Período de Minha Judicatura: 1975 a 2003”.
As discussões acontecem durante dois dias e são voltadas para estudantes e profissionais da área de Direito, História e de outras áreas do conhecimento, com a participação livre de todos os interessados. Será uma oportunidade de assistir a debates sobre a história da Justiça desde o Brasil Colônia até os tempos atuais.
Inscrições
A inscrição é gratuita e aqueles que participarem de, no mínimo, 75% das palestras, receberão certificados. O seminário acontece no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro e é resultado de uma parceria entre o STF, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).
Os interessados em participar já podem se inscrever por meio do site do Centro Cultural Justiça Federal (www.ccjf.trf2.gov.br). A programação completa está disponível no link: http://www.ccjf.trf2.gov.br/instit/releases/sjtr_prog.htm.
CM/EH