Seminário promovido pelo STF em parceria com universidades públicas discute desinformação e defesa da democracia
Evento a ser realizado nos dias 14 e 15 de setembro reúne ministros, professores nacionais e internacionais e representantes da sociedade civil.
O Seminário “Combate à Desinformação e Defesa da Democracia”, promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em parceria com universidades públicas, no âmbito do Programa de Combate à Desinformação, será realizado nos dias 14 e 15 de setembro. O evento, organizado em conjunto com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), contará com a participação de ministros, professores e grandes especialistas no tema.
Para participar presencialmente e garantir a obtenção de certificado de participação, basta se inscrever no hotsite do evento. Haverá transmissão online pelo canal do STF no YouTube para que estudantes de todas as universidades públicas do país acompanhem os debates.
Confira o hotsite com a programação, o currículo dos palestrantes e o link para inscrições
Ao todo, serão realizados sete painéis, sendo que cada um contará com a abertura de um ministro do STF, a coordenação de um representante da organização e três palestrantes, representantes de universidades ou de entidades da sociedade civil. Além dos debates será lançado o livro “Desinformação- O mal do século (Distorções, inverdades e fake news: a democracia ameaçada)”, com artigos sobre o tema desinformação. A publicação é resultado da parceria entre o STF e a Universidade de Brasília (UnB).
A presidente do STF, ministra Rosa Weber, fará a abertura do seminário na quinta-feira (14), a partir das 10h, na Sala da Primeira Turma.
Em seguida, terá início o primeiro painel, a ser aberto pelo ministro Luís Roberto Barroso, cujo tema é “O Fortalecimento do sistema de justiça e suas instituições para o combate à desinformação”. Entre os palestrantes está a diretora de Tecnologia, Mídia e Comunicações da Escola de Assuntos Internacionais e Públicos da Universidade de Columbia e professora de mídia global, inovação e direitos humanos, Anya Schiffrin.
O segundo painel, com a abertura do ministro Luiz Fux, terá início às 14h e vai discutir sobre “Os contornos da verdade em tempos de algoritmo”. Às 18h terá início o debate sobre “Pacto da educação pela democracia”, com abertura da ministra Cármen Lúcia, que contará com a participação de especialistas em educação.
Na sexta-feira (15) o seminário terá início às 9h com o tema “Regulamentação das plataformas sociais digitais e a monetização da desinformação”, sendo aberto pelo ministro Alexandre de Moraes e os palestrantes vão falar sobre a desmonetização da desinformação e sobre as experiências em outros países. Às 10h30, com abertura do ministro Dias Toffoli, o painel vai tratar sobre “Jornalismo e agências de checagem na defesa da democracia”.
Depois do almoço serão realizados mais dois painéis. O sexto, aberto pelo ministro Gilmar Mendes, começa às 14h30 sobre o tema “Educação midiática, comunicação inclusiva e divulgação científica no combate à desinformação”. E o último, com a abertura do ministro Luiz Edson Fachin, às 16h15, vai tratar de “Boas práticas no combate à desinformação”.
O encerramento está previsto para às 18h, com o lançamento do edital do concurso de audiovisual promovido pelo Cogecom e Andifes com a temática da desinformação.