Selo comemorativo ao Judiciário é lançado pela Ministra Ellen Gracie em seminário no Rio de Janeiro
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, participou na manhã desta quinta-feira (27) da abertura do Seminário Juízes e Tribunais: Perspectivas da História da Justiça no Brasil, que acontece no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro.
Na abertura do evento, a ministra lançou oficialmente o selo comemorativo dos 200 anos do Judiciário Independente no Brasil. O presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, fez a entrega de selos à ministra Ellen e aos representantes do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) e do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), bem como ao diretor-geral do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF).
O presidente dos Correios explicou que o selo passará a fazer parte da coleção filatélica dos Correios e afirmou estar certo de que “o Brasil não seria esse grande país sem o Supremo Tribunal Federal que vela pela ordem jurídica e pelo bem-estar social”.
A ministra Ellen Gracie agradeceu o registro e dirigiu seu agradecimento também aos ministros aposentados do STF presentes ao seminário pela colaboração no desenvolvimento das atividades do encontro.
Em seu discurso, a ministra destacou que o evento consiste em uma “oportunidade rara de o Judiciário voltar a seu passado e valorizar e retirar as lições importantes para orientar o seu futuro”.
Disse ainda que a reunião de historiadores que vão analisar profundamente o passado é de extrema importância, pois será possível “tirar algumas análises críticas do nosso passado que nos auxiliarão no futuro”. Para ela, esse estudo permite proceder às necessárias correções no comportamento.
Após a fala da ministra, a programação do seminário prosseguiu com a primeira palestra do dia, sobre o tema Juízes e Tribunais no Período Colonial, com o professor Arno Wehling.
CM/EH