Segurança no trabalho é o tema do Repórter Justiça
Dois mil trabalhadores morreram durante o exercício da profissão em 2009. Se somados aos 740 mil acidentes de trabalho registrados no mesmo período, os números reforçam ainda mais uma triste estatística: a falta de segurança no ambiente de trabalho. O programa Repórter Justiça desta semana mostra o que pode ou não ser considerado como acidente de trabalho e em que áreas são mais frequentes.
O programa fala também sobre a rotina nos canteiros de obra e o desrespeito às normas de segurança. Em muitas profissões o trabalhador brasileiro precisa conviver diariamente com a falta de proteção. “É muito improviso na hora de fazer as instalações da obra, e as vezes provoca choque elétrico nos trabalhadores. Com relação às escavações temos muitas infrações que geram acidentes com soterramentos de trabalhadores”, conta Rinaldo Marinho, diretor do departamento de Segurança e Saúde do Ministério do Trabalho.
Outro destaque do programa são os cuidados que precisam ser tomados para evitar acidentes, as iniciativas de empresas que investem em informação e capacitação para diminuir as estatísticas de acidentes e a fiscalização do governo para inibir as práticas irregulares.
O Repórter Justiça vai ao ar neste sábado, às 21h30, e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos: domingo, às 11h; segunda, às12h30; quinta, às 18h; sexta, às 10h30 e no Youtube (www.youtube.com/reporterjustica).
Fonte: TV Justiça