Segunda Turma julgou em caráter final 5.396 processos em 2010
Ao término da sessão de hoje da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), última do ano, seu presidente, ministro Gilmar Mendes, informou que o colegiado julgou em 2010, em caráter final, 5.396 processos, incluindo os de hoje. Em 2009 foram julgados 5.828 processos.
O ministro observou que houve uma queda de 64% no número de Agravos de Instrumento (AIs) e Recursos Extraordinários (REs), mas a ministra Ellen Gracie ponderou que, em compensação, houve grande aumento no número de Habeas Corpus (HCs) e Reclamações (RCLs) julgados, o que anulou, em parte, os resultados obtidos com as reformas introduzidas no âmbito da Corte para acelerar o julgamento dos processos. O ministro Ayres Britto qualificou de “preocupante” esse quadro.
Mesmo assim, o ministro Gilmar Mendes disse que o desempenho da Turma foi expressivo em 2010. O colegiado entra agora em recesso forense e volta a se reunir em sessões de julgamento a partir de fevereiro.
Ao desejar boas férias a seus colegas ministros, ao representante do Ministério Público, advogados e defensores, o ministro Gilmar Mendes destacou o papel da Defensoria, sobretudo o da Defensoria Pública da União (DPU). Observou que ela se tem destacado por seus esforços, de forma marcante, para fazer comprovações e teses nos diversos processos, especialmente nos habeas corpus.
O subprocurador-geral da República Mário Gisi observou que essa atuação da DPU tem trazido para os tribunais superiores pessoas menos favorecidas, o que muda a atuação dos que têm acesso a essas cortes.
FK/AL