Revolução Constitucionalista na próxima novela da Rádio Justiça
Com a crise do café e a Revolução de 1930, o poder na República do Brasil muda de mãos. Muitos empresários que antes faziam parte da elite paulistana se vêem arruinados com a crise econômica. Esse é o caso de Sebastião Dantas. Rico fazendeiro do café, ele foi obrigado a ir para a cidade com a família e se empregar em uma siderúrgica. Ao descobrir que o filho Bento está noivo de Isabela, filha do dono da siderúrgica, ele reprova o casamento e bate de frente com os ideais do filho. Começa a Guerra Paulista de 1932, e Sebastião se alia aos constitucionalistas, enquanto Bento se posiciona contra o conflito.
Esse é o enredo da novela 1932, que estréia na Rádio Justiça segunda-feira, dia 14. O episódio também lembra os primórdios da justiça trabalhista e o voto das mulheres.
Histórico
Justiça em Cena é um projeto da Rádio Justiça iniciado em 2004, quando a emissora foi inaugurada. Retomado e reelaborado em 2007, o programa atualmente tem episódios semanais. Entre as edições anteriores, Reunião de Família enfocou a reinserção de ex-presidiários na sociedade. Alice no País do Trabalho falou das formas ilegais de exploração do trabalho. Liquidação de Emoções tratou do Direito do Consumidor e das relações de consumo, e As Aventuras do Defensor Público enfocou o dia-a-dia desse profissional do Direito. Osso Duro é sobre a banalização dos chamados danos morais; Bucaneira FM mostra as possíveis conseqüências de se montar uma rádio pirata e Bicho Solto retrata crimes ambientais. A última, A Fonte da Juventude, tem como tema o Estatuto do Idoso.
Em novembro de 2007, Justiça em Cena foi considerado "Melhor Programa de Rádio" pelo 5º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. O projeto conta com a colaboração de técnicos, editores e repórteres da Rádio e da TV Justiça. 1932 tem as vozes de Jane Costa, Odete Rocha, Roberto Rosemberg, Roniara Castilhos e William Galvão. O roteiro é de Guilherme Macedo e a direção de Viviane Yanagui. A sonoplastia fica por conta de Marcus Tavares.
No ar
1932 será veiculada em nove horários, de segunda a sexta-feira: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, via satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br. O áudio de todas as radionovelas produzidas está disponível no site.