Revista Suprema apresenta artigos sobre informatização e uso da inteligência artificial no Judiciário
Edição também conta com pesquisa internacional sobre direito ambiental.
O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou, nesta semana, a versão impressa da sexta edição da Suprema – Revista de Estudos Constitucionais, com artigos que tratam do uso da inteligência artificial pelo Poder Judiciário. Desde dezembro, a obra está disponível para download. O site da Revista tem tradução para a língua inglesa.
A Suprema é uma publicação científica criada para expandir o conhecimento de temas jurídicos, principalmente assuntos relacionados ao direito constitucional. Essa edição também apresenta artigos internacionais sobre direito ambiental e litígios estruturais.
A Revista é direcionada aos acadêmicos que pretendem dar visibilidade aos seus trabalhos, cujos conteúdos contribuem com informações para julgamentos no STF. Geralmente, são escolhidos temas atuais e relevantes, que estão em debate na sociedade e no mundo jurídico. Essa é uma forma de provocar um diálogo dos acadêmicos com o Tribunal.
Edital aberto
Já está aberto o edital da próxima edição da Revista Suprema com o tema “Ações, processos e litígios estruturais na jurisdição constitucional: desafios, limites e avanços”. Os litígios estruturais são processos que procuram resolver violações de direitos fundamentais em massa, como é o caso do sistema carcerário, da atuação policial em favelas e da saúde indígena. Os trabalhos podem ser submetidos para avaliação até o dia 3 de março. Mais informações aqui.
EC/CV//AD
Leia mais:
21/2/2024 – Edição impressa da Revista Suprema traz artigos sobre litígios estruturais e inteligência artificial