Repórter Justiça: programa da TV Justiça estreia novo cenário e fala sobre os 30 anos da Lei da Anistia

28/08/2009 19:50 - Atualizado há 9 meses atrás

O Repórter Justiça desta semana está de cara nova. Um cenário moderno abriga agora duas apresentadoras: Danielle Lombardi e Fabiana Santos. O programa de estreia desta nova fase mostra os 30 anos da Lei da Anistia. No dia 22 de agosto de 1979, em plena Ditadura Militar, o Congresso Nacional, em Brasília, lotado de manifestantes, votou a lei que permitiu a volta dos exilados políticos ao Brasil. A lei foi sancionada pelo último presidente militar: João Batista de Figueiredo.

O programa mostra a controvérsia a respeito do texto da lei que permitiu a anistia, ou seja, o perdão por crimes políticos, tanto para os opositores ao regime quanto para os militares. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está contestando a anistia aos militares no Supremo Tribunal Federal. Para a OAB e para o Ministério da Justiça é preciso haver punição aos torturadores. Para a Advogacia Geral da União (AGU) e na opinião de historiadores não é possível desfazer a lei.

Ao relembrar a nossa história, a equipe do Repórter Justiça ouviu também quem lutou pelo fim da ditadura e foi anistiado. São relatos emocionados de quem sobreviveu à tortura. O Repórter Justiça vai ao ar nesta sexta, às 21h30, pela TV Justiça.

Inédito: sexta-feira – 21h30
Horários alternativos: sábado – 18h / segunda-feira – 13h30 / quarta-feira – 18h
 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.