Repórter Justiça comemora o cinquentenário de Brasília
No "Repórter Justiça" desta semana mostra um pouco da história e das peculiaridades de uma cidade que nasceu sob a inspiração de um sonho e de uma determinação da primeira constituição republicana: Brasília, a capital de todos os brasileiros.
A ideia de transferir a capital da República para o interior do país surgiu nos tempos coloniais. Em 1761, o Marquês de Pombal sugeriu, pela primeira, vez a necessidade de transferência da capital para o interior do país; em 1821, o patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, retomou o assunto e sugeriu o nome Brasília. A constituição da República, de 1891, estabeleceu a região onde deveria ser instalada a futura capital. Em 1956, foi lançado concurso internacional que iria escolher o projeto arquitetônico e urbanístico da nova capital do país.
Críticas intensas, principalmente ao volume de dinheiro empregado na construção, aliadas à descrença dos opositores foram contrapostas por quem acreditou no sonho. Entre estes, os trabalhadores da construção civil e suas famílias, herdeiros de um apelido que virou sinônimo de quem nasce ou vive em Brasília: candango!
Um desses muitos anônimos é a aposentada Lourdes Basile Lima, que nos conta como foi o dia da inauguração da capital, em 21 de Abril de 1960: “era muita gente, sabe? Os meninos, tudo pequeno, e eu com cuidado neles para não se perder. Era uma multidão.”
O "Repórter Justiça" vai ao ar nesta sexta-feira, às 21h30 e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos: domingo, 18h30; segunda, 10h30; quarta, 18h; quinta, 13h30. O programa também pode ser visto pelo YouTube: www.youtube.com/stf
Fonte: TV Justiça