Rádio Justiça vai ao Museu Vivo da Memória Candanga para contar a história de Brasília

17/04/2008 19:45 - Atualizado há 12 meses atrás

Brasília completa 48 anos na próxima segunda-feira, 21 de abril. A Rádio Justiça homenageia mais uma vez a cidade sonhada pelo padre Dom Bosco no século 19 e transformada em realidade por Juscelino Kubitschek. O programa “Comunidade” será transmitido nesta sexta (18), diretamente do Museu Vivo da Memória Candanga (Via Epia Sul, Lote D, Candangolândia/DF). O projeto de Brasília começou quando os candangos, a partir de 1956, foram instalados na Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante. Ao lado da Cidade Livre foi erguido o primeiro hospital do Distrito Federal. O local é onde hoje está instalado o museu. A intenção do programa é desvendar o que é mito, ficção e verdade na história da capital federal. Walter Lima entrevista pioneiros, historiadores, escritores, autoridades. O “Comunidade” começa às 15 horas.

A história do Poder Judiciário no DF é tema do “Espaço Forense”

A Esplanada dos Ministérios foi o primeiro endereço do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Na época, funcionava em apenas dois andares e continuou assim por nove anos. A lei nº 8.407/1992, que trata da organização judiciária do DF, criou a Auditoria Militar, o Conselho Especial, a Auditoria e o Conselho da Justiça Militar. Ampliou também o número de desembargadores, juízes e de circunscrições judiciárias. Com as de Samambaia e Paranoá, o DF passou a contar com nove circunscrições. A partir das 11h da manhã, Pedro Beltrão e Miguelzinho Martins conversam com especialistas sobre a história do Poder Judiciário no DF, entre eles, o ex-presidente da OAB/DF e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa. 

Um panorama da saúde no Distrito Federal

A saúde no Distrito Federal é tema de reportagem especial em comemoração aos 48 anos de Brasília. Acompanhe matéria do repórter Caio d’Arcanchy no “Notícia e Cidadania – 2ª Edição”, ao meio-dia. A reportagem também pode ser ouvida no “Acesso Público, a partir das 22h, ou pelo site www.radiojustica.gov.br.

“Hora Legal” discute rejeição de lista do quinto da OAB pelo STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter nessa semana a posição de não escolher nenhum dos seis nomes indicados à vaga de ministro pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Sobre o tema, Pedro Beltrão entrevista o presidente nacional da Ordem, Cezar Britto. A partir das 7h da manhã.

Marisa Monte no “Justo Samba”

“Pro Verbo” resgata, às 21h, os pensamentos turbulentos de Caio Fernando Abreu, um escritor visceral.  No “Justo Samba”, aprecie na voz suave de Marisa Monte os sambas do disco “Universo ao Meu Redor”, às 12h30.

Emissoras recebem os boletins da Radioagência Justiça

As emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos nos horários de 8h, 12h, 18h30 e 22 horas. A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.