Rádio Justiça: Tribunal do Júri é destaque da programação desta quinta-feira (14)

13/05/2009 19:15 - Atualizado há 9 meses atrás

Jornal da Justiça antecipa detalhes do Tribunal do Júri do acusado de matar jovem inglesa
O juiz Jesseir Coelho de Alcântara, da 1ª Vara Criminal de Goiânia, que irá presidir o Tribunal do Júri do brasileiro Mohammed D’Ali Carvalho dos Santos amanhã, conversou com a reportagem da Rádio Justiça e destacou os últimos preparativos para o julgamento. Mohammed é acusado de matar e esquartejar a namorada inglesa Cara Marie Burke, de 17 anos, em julho do ano passado, um crime que ganhou repercussão internacional. A segurança já foi reforçada e a expectativa é de que a imprensa mundial acompanhe o julgamento. Saiba os detalhes no Jornal da Justiça, que traz também as decisões da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal, entre elas, a que determinou que demandas trabalhistas podem ser submetidas ao Poder Judiciário antes que tenham sido analisadas por uma comissão de conciliação prévia. Para os ministros, esse entendimento preserva o direito universal dos cidadãos de acesso à Justiça. Acompanhe ainda: Cursos nas áreas de culinária, estética e artesanato levam cidadania para 240 mulheres presas no Distrito Federal. É o programa “Mulheres de um Novo Amanhã”, resultado da parceria entre a Fundação Amparo ao Trabalhador Preso e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Confira no Jornal da Justiça desta quinta-feira (14), entre 6h e 8h.

Rádio Justiça transmite Tribunal do Júri de Mohammed D’Ali Carvalho dos Santos
A Rádio Justiça transmite com exclusividade o julgamento do brasileiro Mohammed D’Ali Carvalho dos Santos, no 1º Tribunal do Júri de Goiânia (GO), nesta quinta-feira (14), a partir das 8h30. Mohammed, que está preso desde agosto de 2008, é acusado de matar e esquartejar a namorada inglesa Cara Marie Burke, de 17 anos, em 26 de julho do ano passado, num apartamento no Setor Universitário de Goiânia. O crime teria ocorrido porque Cara ameaçou denunciar Mohammed a um policial por seu envolvimento e uso de drogas. O caso ganhou notoriedade internacional, principalmente pelos requintes de crueldade aplicados pelo assassino. Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público, após matar a adolescente a facadas, Mohammed a esquartejou, ocultou partes do corpo dentro de uma mala e fotografou tudo com um telefone celular. O julgamento de Mohammed D’Ali Carvalho dos Santos terá início às 8h30 da manhã desta quinta-feira (14) e será transmitido ao vivo pela Rádio Justiça em 104,7 MHz, no Distrito Federal. Os ouvintes também poderão acompanhar a transmissão em tempo real pela internet, no site www.radiojustica.jus.br. Emissoras interessadas em captar o som da Rádio Justiça podem fazê-lo via satélite. As coordenadas são: satélite Brasilsat C2, frequência de descida 3649 MHz, polarização vertical, symbol rate 4,399 Mbps, FEC 3/4, PID de Áudio 0350.

Os destaques da pauta da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal
Estão previstos na pauta do plenário, desta quinta-feira (14), os julgamentos de dois inquéritos contra parlamentares: Gervásio Silva (PSDB-SC) e Silas Câmara (PSC-AM). Além disso, os ministros do STF devem discutir se a prerrogativa de foro por exercício de função permanece para magistrados que se aposentam. O tema começou a ser analisado em fevereiro de 2008, no Recurso Extraordinário (RE) 549560. Já votaram o relator, ministro Ricardo Lewandowski, contra a manutenção do foro, e o ministro Carlos Alberto Menezes Direito, pela continuidade da prerrogativa. O caso específico trata de um desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), que estava sendo processado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), até que se aposentou e teve seu processo enviado para a primeira instância da Justiça estadual, em Fortaleza. O advogado do desembargador pretende manter o processo no STJ, alegando que a prerrogativa permanece, em virtude da vitaliciedade do cargo. Sobre o mesmo tema, está na pauta o RE 546609, sobre um desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Os ministros devem analisar ainda o pedido de extradição (Ext 1122) do israelense Elior Noam Hen. Ele teve prisão decretada pelo Tribunal de Magistrados de Jerusalém por suposta prática de abuso e violência contra menor e conspiração para cometer crime, delitos previstos na Lei Penal Israelense. Elior está preso na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo desde 2008. Também estão na pauta as Extradições 1051 e 1093, em que os governos dos Estados Unidos da América e do Panamá, respectivamente, pedem a entrega do colombiano Pablo Joaquin Rayo Montaño, acusado de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A Rádio Justiça transmite, ao vivo, a sessão a partir das 14h.

Sistema Único de Saúde é tema da radionovela “Saúde de Ferro”
O Doutor Talarico é um médico que, como muitos, salva vidas todos os dias. Mesmo quando está fora do hospital. Foi o que aconteceu no dia em que ele jantava com o casal de amigos Genésio e Ondina e o amigo engasgou no meio do restaurante. O Doutor Talarico salvou o Genésio do sufocamento, mas quem ficou grata mesmo foi a Ondina. Para a surpresa do médico, a amiga se revela apaixonada por ele. Só que o Doutor acabou descobrindo que a Ondina estava com uma doença séria, e o tratamento mais eficaz não era custeado pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Saiba qual é o dever constitucional do SUS e se há algo a se fazer caso algum medicamento vital não seja custeado por ele. Acompanhe o tema na radionovela “Saúde de Ferro”, em nove horários: 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.  

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.