Rádio Justiça traz os detalhes da última sessão plenária do ano do CNJ
Jornal da Justiça: parceria viabilizará lei de combate a discriminação racial em São Paulo
Defensoria Pública de São Paulo e Secretaria de Justiça do Estado assinam termo para viabilizar aplicação de lei estadual que prevê penalidades administrativas para os casos de discriminação racial. Outro destaque: Luiz Fernando da Costa (Fernandinho Beira-Mar) recorre ao Supremo Tribunal Federal para anular processo por homicídio qualificado e tentativa de homicídio. A defesa do acusado, preso há mais de oito anos, alega excesso de prazo na prisão preventiva e irregularidade na produção das provas, colhidas por meio de interceptação telefônica. O Jornal da Justiça ainda traz as decisões do Conselho Nacional de Justiça. Na última sessão plenária do ano foi aprovado o relatório do mutirão carcerário de Minas Gerais. Confira os detalhes nesta edição. Jornal da Justiça, nesta quarta-feira (15), a partir das 6 horas.
Justiça na Manhã debate legalização de bingos e jogos de azar
Um Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional objetiva legalizar as casas de bingo e jogos de azar no país. Só o fato de estar previsto para votação na Câmara dos Deputados foi o suficiente para acirrar os ânimos dos que estão favoráveis e dos que estão contrários a proposta. Confira debate no Justiça na Manhã, nesta quarta-feira (15), a partir das 8h.
STF: pauta do Plenário prevê análise de decisão que veta a conversão pecuniária de férias não gozadas por magistrados
Um dos destaques da pauta da sessão plenária dessa quarta-feira, dia 15 de dezembro, é a análise de um Mandado de Segurança contra decisão do Conselho Nacional de Justiça, que proíbe a conversão pecuniária das férias não gozadas por magistrados. A Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) alega que há vícios no curso do procedimento e sustenta não ser legítimo o CNJ negar um direito social conferido a qualquer trabalhador, que é o de ser reparado pela negativa do gozo de férias no interesse da administração. O relator é o ministro Marco Aurélio. Além disso, estão em pauta dois Recursos Extraordinários com repercussão geral reconhecida. No primeiro, com relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, trata-se de matéria penal e questiona se é possível a aplicação retroativa da causa de diminuição da pena prevista na Lei Nacional Antidrogas em penalidades aplicadas com respaldo da Lei nº 6.368/76. O julgamento será retomado com o voto vista do ministro Ayres Britto. O outro tema com repercussão geral reconhecida trata da incidência da CSLL – Contribuição Social sobre Lucro Líquido. Os ministros devem decidir se a elevação da alíquota da CSLL está sujeita ao princípio da anterioridade nonagesimal, por ter sido introduzida por Lei Complementar e não por lei ordinária. O relator é o ministro Dias Toffoli. A Rádio Justiça transmite a sessão plenária do Supremo Tribunal Federal, a partir das 14 horas.
Justiça na Tarde traz orientação sobre a declaração de IR para casais homossexuais
A comprovação da união estável é o único requisito para casais homossexuais para declaração de Imposto de Renda em 2011. Uma vez atendido, parceiros do mesmo sexo poderão usar o programa gerador de Imposto de Renda sem nenhum problema. No entanto, muitos processos sobre o tema ainda estão na Justiça. Acompanhe discussão sobre o tema no Justiça na Tarde, nesta quarta-feira (15), logo após a sessão plenária.
Radionovela “Abusada” fala sobre interdição judicial e abuso de incapaz
Alfredo e Malvina interditaram judicialmente a mãe. Mas, ele só fez isso porque acreditava que a velhinha estava esclerosada. Com o passar do tempo, ele foi ficando intrigado, afinal, Malvina estava gastando demais e ainda declarou que o INSS havia suspendido o pagamento da pensão da mãe. Depois de muito protelar, ele tomou uma atitude e decidiu investigar a conta bancária da mãe. O que descobriu não foi nada agradável: Malvina estava roubando a própria mãe. Com base nessa trama, a radionovela “Abusada” fala sobre interdição judicial e abuso de incapaz. Acompanhe pela Rádio Justiça, com apresentação em diversos horários.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
Fonte: Rádio Justiça