Rádio Justiça: STF mantém ato da Presidência da República e decide pela soltura de Battisti

08/06/2011 22:00 - Atualizado há 9 meses atrás

Jornal da Justiça: Supremo mantém ato da Presidência da República e Battisti fica no Brasil
O Supremo Tribunal Federal rejeitou a Reclamação do Governo da Itália quanto à decisão do ex-presidente Lula de não extraditar Cesare Battisti. Sendo assim, o último ato de Lula na presidência foi validado e o ex-ativista não será extraditado. Além disso, os ministros decidiram que o italiano deve ser colocado em liberdade. Acompanhe todos os detalhes da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal no Jornal da Justiça, que ainda destaca: Tribunais de todo o país terão 180 dias para encaminhar armas em seu poder ao Comando do Exército. A decisão foi tomada em sessão do Conselho Nacional de Justiça e objetiva a destruição dos artefatos, bem como das munições. Confira ainda: motorista pode renovar CNH antes do julgamento definitivo de recurso na esfera administrativa. Jornal da Justiça, nesta quinta-feira (9), a partir das 6 horas.

Justiça na Manhã fala sobre legislação trabalhista e exame toxicológico preventivo
A Agência Nacional de Aviação Civil editou resolução que tornará obrigatória a realização de exame toxicológico em pilotos, comissários, mecânicos e outros profissionais da aviação. O objetivo é identificar o uso de substâncias como álcool, cocaína e anfetaminas e assim agir preventivamente. Atualmente algumas companhias aéreas já obrigam seus funcionários a passar pelo procedimento. A resolução também prevê que o antidoping seja realizado após o ingresso na profissão, com testes aleatórios em uma porcentagem mínima de empregados para amostragem. A ideia ainda é reforçar que o uso de álcool e outras drogas é proibido aos empregados de atividades de risco operacional. Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, a prática já está em vigor e até mesmo prisão já foi efetuada, em função de um piloto ter sido reprovado no teste antidoping. Conheça os detalhes e o que diz a legislação brasileira sobre essa resolução da Anac, no Justiça na Manhã. Nesta quinta-feira (9), a partir das 8 horas.

STF: competência do TCU e revisão de remuneração de servidor público são destaques do Plenário
Um dos destaques da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (9) é a análise do mandado de segurança coletivo em que a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho questiona decreto em que obriga a entrega da declaração de bens e renda, tanto como requisito para ingresso no cargo, como de permanência, uma vez que anualmente o documento deve ser entregue. Também está prevista a análise de um Recurso Extraordinário, com Repercussão Geral Reconhecida sobre vencimentos de servidor público. O Tribunal de Justiça de São Paulo entendeu improcedente a pretensão de policiais militares de condenar o Estado ao pagamento de indenização que reponha a inflação medida pelo IGPM da Fundação Getúlio Vargas, de janeiro de 1997 até os dias de hoje. Alegam que a omissão do Poder Executivo, que provocou perda do poder aquisitivo, viola artigo constitucional. A Rádio Justiça transmite a sessão plenária do STF, a partir das 14h10.

Justiça na Tarde explica o que são as garantias constitucionais
Os remédios constitucionais são mandamentos que visam proteger o indivíduo do desrespeito a algum direito considerado fundamental. Nos processos são identificados como habeas-corpus, habeas-data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular. Conheça o que são e como funcionam no programa Justiça na Tarde, nesta quinta-feira (9), logo após a sessão plenária.

Radionovela “A Herança e o Bico Doce” fala sobre inventário e partilha de bens
O Bico Doce está de volta. Mas, desta vez, o rapaz que sempre apronta vai conhecer o outro lado, o da vítima. A megera Ivete Hoffman foi assassinada e a família ficou chocada com a chegada de um herdeiro: Armando Bicudo (o Bico Doce), filho ilegítimo da empresária. A novidade dá uma ideia a seus irmãos: Murilo e Suzana querem incriminá-lo pela morte da mãe, assim, ele não terá direito a herança. Confira qual será o destino de Armando Bicudo na radionovela “A Herança e o Bico Doce”, que é apresentada na Rádio Justiça em diversos horários.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.