Rádio Justiça: série de reportagens sobre temas previstos para julgamento no STF é destaque da semana

26/07/2011 18:30 - Atualizado há 9 meses atrás

Uma série de reportagens sobre temas previstos para julgamento no Plenário do STF começou a ser exibida pela Rádio Justiça. O tema mensalão (AP 470) abriu a série com duas reportagens que contam a trajetória do processo no Supremo de 2006 até agora. As reportagens ainda explicam como deverá ocorrer o julgamento dos atuais 38 réus do caso. Nesta terça, uma reportagem traz a questão da antecipação terapêutica do parto de fetos anancéfalos. O assunto é tema da ADPF 54 em que a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS) questiona trecho do Código Penal que impede esse tipo de aborto. Na quarta, o assunto do dia será poder de investigação do Ministério Público. Na quinta, a legalidade da ocupação de terras por quilombolas será o assunto da série de reportagens. E na sexta o assunto é a validade das cotas raciais nas universidades. Além de apresentação nos jornais da emissora, as matérias estão disponíveis para escuta e download no site: www.radiojustica.jus.br.

Jornal da Justiça: empresa de energia é condenada por cobrar seguro sem autorização
Uma consumidora do município de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, conseguiu interromper a cobrança de um seguro na fatura de energia elétrica. Sem que ela autorizasse, a Rio Grande Energia (RGE) vinha cobrando sistematicamente pelo serviço não contratado desde 2002. Sem acordo, ela recorreu à Justiça, que determinou o fim da cobrança, além do pagamento de indenização. Confira os detalhes no Jornal da Justiça, que ainda traz informações sobre o projeto “Voto Jovem na Escola 2011”. A iniciativa da Justiça Eleitoral do Maranhão objetiva conscientizar os jovens acerca do exercício da cidadania e a importância do voto à consolidação da democracia. Jornal da Justiça, na quarta-feira, 27 de julho, a partir das 6 horas.

Justiça na Manhã: idosos têm direito a atendimento médico prioritário em emergências
Casos de idosos recorrendo à Justiça para garantir tratamento e até mesmo atendimento médico são recorrentes. Além de direito fundamental, o acesso à saúde está previsto no Estatuto do Idoso, que ainda diz que o atendimento deve ser prioritário, digno e eficaz, independente de autorização de operadoras de planos de saúde, em caso de urgência e emergência. Em entrevistas, especialistas analisam a questão e ainda destacam as possíveis sanções para o caso de o plano incitar o abando por parte do paciente e até mesmo dificultar a adesão de alguém com mais de 60 anos. Justiça na Manhã, nesta quarta-feira (27), a partir das 8 horas.

Justiça na Tarde: contrato de estagiário tem legislação própria
Os contratos de estagiários não são celebrados de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, a chamada CLT. Há uma legislação específica, para assegurar direitos e obrigações, tanto por parte da empresa, como do estudante e da instituição de ensino. Por exemplo, nas contratações não incidem alguns encargos previstos na CLT, como FGTS, aviso prévio, 13º salário. Por outro lado, a legislação prevê férias e jornada de trabalho. Confira no programa Justiça na Tarde, nesta quarta-feira (27), a partir das 14h10.

Radionovela “Doida Demais” fala sobre a aplicação da Lei Maria da Penha para homens
O namoro de Reginaldo e Letícia terminou. No entanto, a garota não consegue aceitar a separação e começa a aprontar poucas e boas para Reginaldo. Ela chega a pichar o muro da casa do ex-namorado, além de explodir o carro dele. Mesmo com todos os sinais de alerta, Reginaldo decide não recorrer à Justiça contra Letícia. O que ele ainda não sabe é que ainda vem muita coisa por aí. Descubra os infortúnios que ainda aguardam Reginaldo e como ele sairá dessa situação acompanhando a radionovela “Doida Demais”, que é apresentada pela Rádio Justiça em diversos horários.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.