Rádio Justiça: Semana da Conciliação e decisões da Justiça Desportiva em destaque
Regra do Jogo: clubes podem ser punidos por confusão em campo
Atlético-PR e Botafogo estão na mira do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Os dois clubes podem ser punidos e perder o mando de campo por várias partidas, além de pagamento de multa. Confira os detalhes no Regra do Jogo que ainda traz um caso curioso: ex-jogador do Internacional será indenizado por ter imagem divulgada em álbum de figurinhas. No quadro Paixão Nacional, presença de um torcedor fanático do Náutico, o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Pernambuco, Dr. Paulo Brandão. Regra do Jogo, neste sábado (19) às 14h, com reapresentação no domingo (20) às 20h30.
Folhetim discute a emancipação, tema presente no filme “Uma Prova de Amor”
O drama “Uma Prova de Amor” narra a história de uma família abalada pela descoberta de leucemia na filha de dois anos. Para tentar prolongar a vida de Kate, Sara e Brian Fitzgerald decidem conceber outro filho e é assim que nasce Anna. Por treze anos, ela foi submetida a inúmeras consultas médicas, cirurgias e transfusões … tudo para que Kate pudesse, de alguma forma, lutar contra a doença. Anna nunca questionou esse seu papel, mas, ao chegar à adolescência, começou a ficar em dúvida sobre quem realmente é, afinal, teve sua vida definida de acordo com as necessidades da irmã. Por conta disso, resolve tomar uma atitude que abala ainda mais a família: processá-los para obter a emancipação e decidir seus passos. Acompanhe nesta edição o que a legislação brasileira prevê sobre o assunto. Será que Anna conseguiria sua emancipação? Folhetim, neste sábado (19), às 14h30, com reapresentação no domingo (20), às 12h.
Na Trilha da Vida recebe o presidente do IBDFAM em Brasília
Rodrigo da Cunha Pereira nasceu em 1958, em Abaeté, cidade mineira localizada no sertão de Guimarães Rosa. De uma família de políticos, herdou de seu pai, que era advogado e foi prefeito, o interesse pelo Direito. Aos 18 anos, foi para Belo Horizonte estudar e, no vestibular, ficou em dúvida entre Psicologia ou Educação Física. Foi professor de história em cursinhos pré-vestibulares e, quando se formou foi trabalhar nas áreas de Direito Ambiental e Direito Trabalhista. Na década de 80, tornou-se um dos pioneiros na militância e advocacia feminista. Passou a integrar o Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher de Minas Gerais, com atuação que rendeu até mesmo destaque nos noticiários. Atualmente é advogado especialista em Direito da Família, com ênfase interdisciplinar em Psicanálise, e é presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família – IBDFAM. Conheça a trajetória de Rodrigo da Cunha Pereira no programa Na Trilha da Vida. Sábado (19), às 9 da manhã, com reprise às 9 da noite.
Jornal da Justiça: Semana da Conciliação e os 22 anos do caso Césio 137
Balanço preliminar da Semana Nacional de Conciliação Meta 2 mostra que mais de 60 mil pessoas foram atendidas em audiências em todo o país. Os números da Justiça do Trabalho são os que mais se destacam, com mais de 12 mil audiências, envolvendo R$ 52,9 milhões. Outro destaque: Audiência Pública sobre o tema "Césio 137: política permanente sobre as vítimas do acidente" marcou os 22 anos do acidente ocorrido em setembro de 1987, em Goiás. Acompanhe entrevista com o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Ailton Benedito de Souza, sobre a atuação do Ministério Público no caso. Confira ainda no Jornal da Justiça o que o consumidor que se sentir lesado deve fazer em função da greve dos Correios. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (21), às 6h.
Hora Legal: empresa é condenada por cercear direito à Justiça
Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais é condenada por cercear o direito de seus empregados irem à Justiça. O Ministério Público do Trabalho moveu a ação após receber denúncia do Sindieletro – Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais, de que a empresa condiciona a progressão salarial e a participação no plano de demissões voluntárias à comprovação de que o empregado não tenha movido ação judicial contra a Cemig, inclusive ações coletivas propostas pelo sindicato profissional. Confira os detalhes desta ação, no Hora Legal, que ainda traz uma entrevista com o professor Walter Aranha Capanema, sobre spam e pragas digitais. Hora Legal, nesta segunda-feira (21), às 8h.
Justiça em Movimento debate o relacionamento entre maiores e menores de idade
Não é raro ver meninas mais novas, com seus 15 ou 16 anos, namorando rapazes mais velhos, com mais de 18 anos. Tanto na literatura como no cinema, o tema já foi tratado e retratado. Mas, quando a situação se passa em casa, o clima é de tensão. Os pais muitas vezes não sabem como lidar com o companheiro (a) da filha (o), e desconhecem se podem ou não recorrer à Justiça para resolver a situação. O que será que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente para casos como esse? Acompanhe o debate no Justiça em Movimento desta segunda-feira (21), a partir das 10h40.
Aprenda a recorrer da cobrança abusiva de juros no Direito Direto
Um ano após a crise econômica, só se fala na recuperação dos mercados, aumento do nível de emprego, do consumo… No entanto, durante esse período, quem não conseguiu honrar com seus compromissos, agora soma uma grande dívida, acrescida de juros e multa. Mas, como saber se os juros aplicados para regularizar a dívida não são abusivos? Será que é possível recorrer à Justiça e ser indenizado pelo abuso? Confira as respostas no programa Direito Direto, nesta segunda-feira (21), a partir das 14h10
A luta das pessoas com deficiência em destaque no Espaço Forense
Vinte e um de julho é o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes. A data, instituída em 1982, foi escolhida pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. O programa desta segunda-feira destaca a luta de milhares de pessoas que lutam pela inclusão e acessibilidade. Participam da edição da Coordenadora Nacional de Inclusão da Pessoa Deficiente no Mercado de Trabalho, Lucíula Rodrigues Jaime e o presidente da Comissão das Pessoas portadoras de deficiência da OAB-DF, Dr. Osmar Alves de Melo. Espaço Forense, nesta segunda-feira (21), a partir das 17 horas.
Rufianismo é o tema da radionovela “O Rufião”
Marcão é um rufião que explora garotas de programa em uma casa de prostituição. Mas, ao se apaixonar pela professora Juraci, ele promete deixar de lado essa vida de criminoso e abrir uma agência de turismo. Só que essa agência é uma fachada para mandar mulheres para a prostituição no Caribe. O resultado: Juraci acaba pagando o pato. Confira o que vai acontecer com Marcão e Juraci acompanhando a radionovela “O Rufião”, que fala sobre o crime de lenocínio, a exploração da prostituição alheia. Estreia na próxima segunda-feira, dia 21/09, em nove horários: de segunda a sexta-feira: 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
Fonte: Rádio Justiça