Rádio Justiça – Revista destaca caso de banco que não sustou cheque extraviado
Depois de perceber o sumiço de três folhas do talão de cheques, o cliente de um banco recorreu imediatamente ao telebloqueio para sustar a ordem de pagamento. Mesmo assim, um dos cheques do correntista foi devolvido por insuficiência de fundos. Além de ter que pagar uma taxa ao banco pela devolução do cheque, o cliente teve o nome incluído no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo do Banco Central (CCF). Nesta sexta-feira (10/09), o Rádio Justiça Revista vai abordar esse assunto com o chefe da Divisão de Atendimento do Banco Central, João Evangelista, e o professor de Direito Administrativo Financeiro, Kiyóshi Harada.
Outro destaque do programa de amanhã é o caso de um cartório de registro público que desrespeitou a linha geográfica de atuação. O Superior Tribunal de Justiça determinou que os cartórios devem atuar apenas em suas circunscrições. Dentro desse assunto, o Rádio Justiça – Revista vai ouvir do juiz-corregedor, José Luiz Reis Azambuja, quais as funções desenvolvidas pelos cartórios e quais regras devem ser seguidas por esses órgãos. Já o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, Rogério Barcellar, explica porque é importante fazer o registro de nascimentos, imóveis e contratos.
A Ouvidoria do Superior Tribunal de Justiça também vai responder as cartas de quem escreveu para o programa, buscando a solução de algum problema com a Justiça. No quadro “Por Dentro do Judiciário”, o ouvinte vai conhecer quais são as penas alternativas. Com a consultora jurídica Odete Rochamasi o ouvinte tira dúvidas sobre termos jurídicos ou instrumentos que a Justiça brasileira oferece ao cidadão na solução de seus problemas.
TRANSMISSÃO
O programa “Rádio Justiça – Revista” vai ao ar todas às sextas-feiras, das 11 às 12 horas, pela Rádio Justiça (FM 91,1). O ouvinte pode acompanhar este programa e os demais que integram a grade da Rádio Justiça pelo site www.radiojustica.gov.br. A emissora também pode ser acompanhada via satélite na sintonia Brasilsat B-3 – transponder 9B – Freqüência 4059,91 MHz.
As emissoras interessadas em veicular o programa podem fazer a solicitação pelo e-mail: radiojustica@stf.gov.br.
SJ/EC