Rádio Justiça: reinserção de presos e segurança dos magistrados na programação

20/08/2010 19:05 - Atualizado há 9 meses atrás

Folhetim inspira-se em “Jailhouse Rock” para falar da reinserção social dos presos
Na semana em que o mundo lembrou os 33 anos de morte de Elvis Presley, o Folhetim entra no ritmo musical de Jailhouse Rock e se inspira na produção “Prisioneiro do Rock”. No filme, Elvis escancara seu lado rebelde para viver Vince Everett. Ele é acusado e condenado por matar acidentalmente um homem. Seus dias na penitenciária estadual provocaram mudanças, transformando-o em um homem cínico, frio, egoísta e ambicioso. Por outro lado, na prisão ele conhece o ex-cantor country Hunk Houghton (Mickey Schaughnessy), que o ensina a tocar guitarra. Quando colocado em liberdade, Vince resolve fazer da música o seu ofício. Com a ajuda da divulgadora de discos, Peggy Van Alden (Judy Tyler), ele se transforma em um grande sucesso. Inspirado em “Prisioneiro do Rock” o Folhetim desta semana homenageia o astro Elvis Presley e fala sobre a reintegração de presos na sociedade. Neste sábado (21), às 11h50.

Jornal da Justiça: presidentes de TREs debatem segurança dos magistrados
Segurança dos magistrados brasileiros foi o principal tema em debate durante o Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, em Brasília. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, alertou para a necessidade de se criar uma cultura de segurança e falou que o incidente envolvendo o presidente do TRE de Sergipe, desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça foi um “acontecimento infausto”. Outro destaque: prefeitura de São Paulo cria Coordenadoria de Precatórios para acompanhar todas as questões relacionadas ao cumprimento da Emenda Constitucional 62, que alterou a forma de pagamento dos precatórios em todo o país. Em entrevista, o procurador-geral da Prefeitura de São Paulo, Celso Coccaro explica o funcionamento. No Pará, Ministério Público Federal pede à Justiça que suspenda o aumento de 10,94% nas tarifas de energia elétrica. O reajuste representa quase o dobro da inflação do período (5,79%). O MPF sustenta que desde a privatização em 1998, a conta de energia do paraense subiu 221,84%. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (23), a partir das 6 horas.

Justiça na Manhã debate o papel do Estado na proteção à mulher vítima de violência doméstica
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que em todo o país, apenas 130 dos 5.565 municípios têm unidades que recebem mulheres vítimas de violência doméstica. Para tornar o quadro ainda mais dramático, no Distrito Federal, a Casa Abrigo destinada a essas vítimas, recebeu ação de despejo e agora cinco mulheres e cinco crianças que estavam no local foram levadas para o Centro de Internação para Adolescentes da Granja das Oliveiras, o CIAGO, localizado no Recanto das Emas. Nesta edição, especialistas debatem o papel do Estado em casos como esse. Além disso, o programa também explica as diferenças entre os votos brancos e nulos e fala sobre os mitos relacionados ao tema. Justiça na Manhã, nesta segunda-feira (23), a partir das 8h.

Justiça na Tarde fala sobre o trabalho escravo no Brasil de hoje
A escravidão no Brasil, com suas senzalas, chibatas, grilhões e pelourinhos foi abolida em 1888. No entanto, mais de 120 anos depois, ainda se fala em trabalhadores obrigados a viver em situação análoga a de escravos: sem acesso a água potável ou instalações sanitárias, alojamentos precários, ausência de assistência médica, limitação da liberdade para dispor do salário, proibição de descanso semanal etc. A diferença é que agora, há fiscalização, denúncia, processos e condenações. Ainda repercute na mídia a decisão do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas, mantida pelo Superior Tribunal de Justiça que condenou a Construtora Lima Araújo Ltda. A empresa terá de pagar R$ 5 milhões de indenização por dano moral por prática de trabalho escravo em suas propriedades. Acompanhe discussão sobre o tema no Justiça na Tarde, nesta segunda-feira (23), a partir das 14h10.

Radionovela “Limpando a Ficha” fala sobre a Lei da Ficha Limpa
A Lei da Ficha Limpa mexeu com os ânimos do experiente político doutor Bolinha. Em função da legislação ele não poderá concorrer às eleições. Por conta disso, começou a elaborar um plano para garantir sua permanência na corrida eleitoral. Confira se o doutor Bolinha conseguirá se safar na trama desta semana “Limpando a Ficha”, a radionovela que estreia nesta segunda-feira, dia 23 de agosto, na Rádio Justiça, com apresentação em diversos horários.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.