Rádio Justiça: programação traz Justiça Desportiva, decisões da América do Sul, unidades judiciais em aeroportos, entre outros temas
Regra do Jogo traz destaques da Justiça Desportiva e da Justiça comum relacionados ao Esporte
O treinador do Atlético-MG está na mira da Justiça Desportiva de Minas Gerais. Vanderlei Luxemburgo foi denunciado por dar banana para a torcida do Cruzeiro. E o colunista Domingos Sávio Zainaghi comenta o caso envolvendo agressão de adolescente torcedor do Gama por policiais militares na saída do clássico contra o Brasiliense, no estádio Serejão, em Taguatinga. No quadro Paixão Nacional, presença do ministro do Tribunal de Contas da União, Walmir Campelo Bezerra, torcedor fanático do Gama e que empresta seu nome ao estádio do alviverde cadango, o Bezerrão. Regra do Jogo, neste sábado (13) às 12h30, com reapresentação no domingo (14) às 00h e 20h30.
Advogado Sebastião Moraes da Cunha é o convidado do programa Na Trilha da Vida
Filho mais novo de uma família de dez irmãos, Sebastião Moraes da Cunha nasceu e cresceu em uma fazenda de nome Vão do Jacinto, no município de Amarante, interior do Maranhão. Lá, seus pais, José Felipe da Cunha Araújo e Jovita Maria de Moraes criavam gado de corte e de leite, além de outros animais de carga. Com seus irmãos, trabalhou na fazenda e não teve a oportunidade de estudar em colégios particulares ou mesmo em séries sequênciais. Numa temporada ele estudava e, em outra, voltava à fazenda para ajudar na colheita do arroz, feijão, fava e cana-de-açúcar. Por essa razão, apenas aos 19 anos conseguiu concluir o primário e dez anos depois estava formado em Administração de Empresas. Fique sabendo como ele chegou ao Direito no programa Na Trilha da Vida, neste sábado (13), às 20h30, com reprise às 9h de domingo (14).
Folhetim explora tema da permanência de estrangeiros no país, tema do filme “A Proposta”
No filme “A Proposta”, a vencedora do Oscar deste ano, Sandra Bullock é a editora Margaret Tate, cheia de poderes e que bota medo em todo mundo. Por conta disso, tem seu café esperando quando chega, ninguém fica parado na editora quando ela passa, muda as escalas de trabalho dos funcionários sem se importar com o que diz a legislação. Mas, ela se depara com uma situação que foge ao controle: canadense, o visto de permanência nos Estados Unidos venceu e, com sua petulância, perdeu o prazo para regularizar a situação. Prestes a ser deportada, recorre à velha prática do casamento arranjado e amarra o seu assistente Andrew Paxton (Ryan Reynolds) nessa situação, afirmando a todos que ele é seu noivo. Como noiva, Margaret parte para o Alasca e vai conhecer a família de seu “futuro marido” em função dos 90 anos da matriarca da família (Betty White). O Folhetim desta semana se inspira nesta comédia romântica para falar sobre a legalização trabalhista voltada aos estrangeiros no Brasil. Neste sábado (13) às 12h10, com reprise no domingo (14), 0h30.
Cortes Supremas: promotora quer fim de lei que anistiou militares e policiais durante a ditadura no Uruguai
Uma promotora uruguaia solicitou a Suprema Corte de Justiça do país a inconstitucionalidade da Lei de Caducidade, a lei de anistia do Uruguai que em 1986 concedeu impunidade a militares e policiais que violaram os direitos humanos durante os 12 anos de ditadura. Com a medida, a promotora espera que 24 homicídios cometidos sob o mando do ex-ditador Juan María Bordabery sejam julgados pelo máximo tribunal. E no Paraguai, um encontro com representantes da Corte Suprema, da Promotoria e da Aduana objetivou criar um sistema para eliminar a entrada de produtos pirateados no país. No Peru, o ministro do interior, Octavio Salazar anunciou a captura de um importante chefe do Sendero Luminoso. Trata-se de Ulser Pillpa Paitán, conhecido como Camarada Jhonny. Ele foi preso na cidade de Huanta, em Ayacucho. Cortes Supremas, sábado (13), às 11h50 e domingo (14), às 21h00.
Jornal da Justiça: acordo garante atendimento judicial na Copa
Aeroportos das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 contarão com unidades judiciárias para atender a eventuais demandas. A iniciativa faz parte do planejamento plurianual do Poder Judiciário. O protocolo de intenções foi assinado entre o Conselho Nacional de Justiça, a Infraero, a Polícia Federal, a ANAC, o Ministério dos Esportes e a CBF. Acompanhe ainda nesta edição um especial sobre o episódio de número 100 da radionovela “Justiça em Cena”, apresentada diariamente pela Rádio Justiça. Com o título “Sem Complicações”, o episódio fala sobre o juridiquês nos processos. Outro destaque: termina nesta segunda-feira (15) o prazo para reivindicar as perdas da poupança referentes ao Plano Collor 1. Confira como proceder no Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (15), a partir das 6 horas.
Hora Legal: PEC prevê maior representação estadual no CNJ
Uma Proposta de Emenda Constitucional prevê a criação de câmaras especiais que funcionarão como representação estadual do Conselho Nacional de Justiça. O autor, deputado Régis de Oliveira, sustenta que a magistratura estadual é subrepresentada no CNJ. Dos atuais 15 membros, apenas dois representam os estados. Segunda-feira também é o dia da participação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, que traz para debate um tema em destaque no judiciário brasileiro. Hora Legal, nesta segunda-feira (15), a partir das 8 horas.
Justiça em Movimento: a importância da educação obrigatória e gratuita
Uma emenda constitucional garante o ensino obrigatório dos quatro aos 17 anos. De acordo com o texto, deverá ser totalmente implementado até 2016, com apoio técnico e financeiro da União. Além disso, garante oferta gratuita da educação básica para os que não tiveram acesso a ela na idade correta. Nesta edição, entenda como funcionará e a importância da medida. Justiça em Movimento, nesta segunda-feira (15), a partir das 10h40.
Direito Direto traz debate sobre ECA e a relação entre pais e filhos
Muitos pais reclamam que não conseguem educar os filhos em função do Estatuto da Criança e do Adolescente. Acreditam que o ECA deu muitas garantias aos menores e que fica difícil impor limites aos filhos para que eles cresçam responsáveis. Acompanhe nesta edição um debate sobre o tema: de fato o ECA apenas garante direitos aos menores? Como os pais podem e devem equilibrar essa balança? E em relação a redução da maioridade penal, ela é realmente necessária? Direito Direto, nesta segunda-feira (15), a partir das 14h10.
Espaço Forense fala sobre os 20 anos do Código de Defesa do Consumidor
Há duas décadas, entrava em vigor no Brasil uma legislação que prometia mudar para sempre a história das relações de consumo no país. Trata-se da Lei nº 8.078/1990, conhecida como Código de Defesa do Consumidor. Como 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o Espaço Forense discute o tema e também fala sobre os avanços que a legislação brasileira representou e discute o que precisa mudar. Nesta segunda-feira (15), a partir das 17 horas.
Radionovela “Sem Complicações” fala sobre o juridiquês nos processos
José e Maria querem se casar. Para evitar complicações e acelerar o processo sem ter dor de cabeça, Maria resolve contratar um especialista, o doutor Melquisedeque. Mas, o que deveria ser uma tranquilidade acaba em confusão. Acompanhe as desventuras deste casal para chegar ao altar e como o juridiquês pode atrapalhar a vida das pessoas na trama desta semana “Sem Complicações”, que estreia nesta segunda-feira, dia 15 de março. Em nove horários: de segunda a sexta-feira: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
Fonte: Rádio Justiça