Rádio Justiça: posse do novo presidente do STJ e debate sobre alienação parental na programação

03/09/2010 20:30 - Atualizado há 9 meses atrás

Folhetim: novela “Escrito nas Estrelas” expõe alienação parental
O programa desta semana inspira-se na novela “Escrito nas Estrelas” para falar sobre alienação parental. O tema tem sido bastante discutido em função da aprovação de um projeto de lei que prevê que o pai ou mãe que “jogar” o filho contra o ex-companheiro (a) pode perder a guarda da criança. Mas, alheia a lei, a personagem Judite (Carolina Kasting), inconformada com a separação, tenta usar os filhos para atrair Guilherme (Marcelo Farias). A mãe de Tadeu e Laura chega a manipular as crianças, fazendo com que o filho minta para o pai e, para conquistar o que quer, não se importa com a dor que causa aos filhos. Folhetim, neste sábado, 4 de setembro, a partir das 11h50.

Jornal da Justiça destaca a posse de novo presidente do STJ
Confira nesta edição os detalhes da cerimônia de posse do novo presidente do Superior Tribunal de Justiça. Há 34 anos o ministro Ari Pargendler abraçou a magistratura, há 15 está no STJ e é o primeiro magistrado oriundo da Justiça Federal a ocupar o cargo por todo o biênio. O Jornal da Justiça também fala sobre um caso de evasão escolar ocorrido na Bahia. A mãe de uma adolescente foi convocada a explicar o número de faltas da filha. A resposta: a menina de 16 anos deixou a escola para trabalhar de empregada doméstica na casa da professora. Por conta disso, a Justiça da Infância e da Juventude de Santo Estevão entrou em ação. No Supremo Tribunal Federal, um fazendeiro do Amazonas, que dizia ter sido prejudicado pela criação de uma floresta, não conseguiu reverter a desapropriação. Ele alegava desconhecimento, mas documentos comprovaram justamente o contrário. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (06), a partir das 6 horas.
 
Justiça na Manhã fala sobre irregularidades nas campanhas eleitorais
O eleitor já deve ter observado que diversos órgãos estão se esforçando para explicar a importância do voto consciente. Também sobre como identificar uma propaganda irregular e denunciar. Um dos exemplos aconteceu em São Paulo, onde dois candidatos foram multados por essa prática. A denúncia foi feita on-line. O Justiça na Manhã reforça a ideia e conversa nesta segunda-feira (06), com especialistas, que explicam como identificar se há irregularidades na propaganda eleitoral e quais os meios para denunciar. Nesta segunda-feira (06), a partir das 8h.

Justiça na Tarde explica o papel do “amicus curiae” no processo
“Amicus curiae” significa literalmente “amigo da corte”. É aquela pessoa que não é parte no processo e também não tem interesse jurídico no resultado do caso concreto. Recentemente, a Associação Brasileira de Secretarias de Finanças das Capitais Brasileiras (Abrasf) foi admitida como “amicus curiae” no julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra lei complementar que regula a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS). Confira nesta edição qual a natureza desse instrumento jurídico e quando pode ser utilizado. Justiça na Tarde, nesta segunda-feira (06), a partir das 14h10.

Radionovela “Síndrome de Estocolmo” aborda arresto de bens e sequestro
Antenor sequestrou Valéria, filha de seu ex-patrão, o empresário Jorge Monteiro. Tudo porque Jorge descobriu que ele desviava dinheiro da empresa e o denunciou à Justiça. Foragido, ele está exigindo R$ 1 milhão para soltar a garota. Mas, Valéria acaba se apaixonando pelo sequestrador. Confira a trama de “Síndrome de Estocolmo”, que fala sobre arresto de bens e sequestro, a partir desta segunda-feira, 6 de setembro, pela Rádio Justiça, com apresentação em diversos horários.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
  
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.