Rádio Justiça: ética no Esporte e Semana Nacional da Conciliação em destaque
Regra do Jogo debate menores nos estádios e caso Nelsinho Piquet
Tribunal de Justiça de Pernambuco vai fiscalizar entrada de menores nos estádios de futebol. Por lá, a criança ou o adolescente só pode entrar se estiver acompanhado dos pais ou responsáveis. E na Fórmula 1, o piloto brasileiro Nelsinho Piquet aproveita a delação premiada e confessa que provocou o acidente que beneficiou Fernando Alonso, seu ex-companheiro de equipe na Renault. O colunista Domingos Sávio Zainaghi aproveita a confissão de Nelsinho para comentar a ética no esporte. No quadro Paixão Nacional, a participação do advogado especialista em Direito Coletivo do Trabalho, Daniel Dias Moura, torcedor fanático do Atlético Mineiro. Regra do Jogo, neste sábado (12) às 14h, com reapresentação no domingo (13) às 20h30.
Folhetim fala sobre o crime de manipulação de mercado, tema de “O Informante!”
O Folhetim desta semana enfoca a trama do novo filme de Sandra Werneck (Cazuza – o tempo não pára) “Sonhos Roubados”. Conta a história de três meninas que vivem entre a prostituição e a violência doméstica e é baseado no livro “As meninas da esquina – Diário dos sonhos, dores e aventuras de seis adolescentes no Brasil”, da jornalista Eliane Trindade. As três jovens da trama de Werneck vivem na periferia carioca e, apesar da situação limite em que vivem (famílias desestruturadas, gravidez precoce e prostituição), curtem a vida com humor, mantendo os sonhos de qualquer outra adolescente, ou seja, amar e construir um futuro melhor. O filme foi selecionado para o Festival do Rio, que acontece entre 24 de setembro e 8 de outubro. Confira no Folhetim o que prevê a legislação brasileira em relação ao abuso contra crianças e adolescentes. Folhetim, neste sábado (12), às 14h30, com reapresentação no domingo (13), às 12h.
Programa Na Trilha da Vida recebe o juiz Arnaldo Correa Silva
Arnaldo Correa Silva é natural de Campina Verde (MG), cidade localizada no triângulo mineiro. Filho de lavradores, foi motorista de táxi, agente e delegado da Polícia Civil do Distrito Federal antes de se tornar juiz do TJDFT. Em 1995 assumiu como juiz substituto e, quatro anos depois, foi promovido a titular da 1ª Vara da Família do Gama, passou por Ceilândia e hoje está na 4ª Vara da Fazenda Pública. Acompanhe no programa Na Trilha da Vida deste sábado (12) a trajetória desse mineiro de nascimento e de costumes, que gosta da música caipira e do sertanejo de raiz. Sábado, às 9 da manhã, com reprise às 9 da noite.
Jornal da Justiça destaca início da Semana Nacional de Conciliação
Começa nesta segunda-feira (14), a Semana Nacional de Conciliação dos processos referentes à Meta 2. O lançamento, com o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, está previsto para às 10 horas, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, em São Paulo. Confira os detalhes no Jornal da Justiça, que ainda destaca: brasileiros com mais de 18 anos já podem se inscrever para testar o sistema eletrônico de votação. Os participantes que apresentarem as ideias mais relevantes para o aprimoramento do sistema serão premiados em dinheiro. Já em Xerém (RJ), a Justiça proibiu a vaquejada no Parque Ana Dantas. Os responsáveis pelo evento foram condenados a pagar R$ 1 milhão por danos morais coletivos e o Ibama e a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), também réus na ação, foram condenados a fiscalizar as atividades do parque. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (14), às 6h.
Hora Legal: Lei Antifumo pode gerar ações trabalhistas
A Lei nº. 13.541/2009 que proíbe o fumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro derivado, ou não, do tabaco, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, total ou parcialmente fechados em qualquer dos lados por parede ou divisória, em todo o Estado de São Paulo, tem provocado uma série de discussões em relação a questões trabalhistas. Se por um lado o empregador pode punir quem descumpre essa determinação, por outro, pode gerar uma série de ações trabalhistas. Acompanhe a discussão sobre o tema na entrevista com a advogada trabalhista e previdenciária, Dra. Rosânia de Lima Costa. Hora Legal, nesta segunda-feira (14), às 8h.
Justiça em Movimento debate a questão do aborto no Brasil
No país, o aborto é crime e prevê detenção de 1 a 10 anos de prisão, de acordo com o Código Penal. O método é permitido apenas em casos em que não há outro meio de salvar a vida da mãe e também quando a gravidez resulta de estupro. Inclusive, o Supremo Tribunal Federal analisa uma ADPF que pede autorização em todo o território nacional do aborto dos fetos portadores de anencefalia. Um estudo revelou que apenas 16% da população brasileira aprova o aborto em caso de gravidez indesejada. Também que 76% concordam que o aborto deve ser permitido em caso de gravidez de risco e, 70%, em caso de gravidez resultante de estupro. Acompanhe a discussão sobre o tema no Justiça em Movimento, nesta segunda-feira (14), a partir das 10h40.
Formação do profissional de segurança é tema do Direito Direto
Nas ruas, shoppings, lojas de bairro, condomínios é cada vez mais comum encontrar a figura do vigilante. No entanto, fica a questão quanto à formação desse profissional. Será que as escolas profissionalizantes são obrigadas a seguir orientação específica regulamentada pelos órgãos superiores de segurança pública do país? Confira a resposta no programa Direito Direto desta segunda-feira (14), a partir das 14h10
Espaço Forense fala sobre o programa de proteção à testemunha
Em resposta a ouvinte o Espaço Forense falará sobre o programa de proteção à testemunha. Em Goiás, o Ministério Público Federal recomendou auditoria financeira, operacional e administrativa, pois uma investigação apontou problemas estruturais e funcionais. No Rio de Janeiro, o programa é alvo de críticas e ganhou as manchetes dos jornais, pois um rapaz que presenciou o assassinato do irmão abandonou o sistema e denunciou total abandono. Ele declarou ter ficado dias sozinho, sem poder falar com ninguém e não recebeu qualquer tipo de assistência. Acompanhe no Espaço Forense um debate sobre o tema com a presidente da Associação da Sociedade Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos, Dra. Josiane Gambá; o presidente da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, Dr. Marco Apolo Santana Leão e a procuradora federal dos Direitos do Cidadão e representante do Ministério Público Federal no Conselho Deliberativo do Provita Federal, Dra. Gilda Pereira Carvalho. Espaço Forense, nesta segunda-feira (14), a partir das 17 horas.
“Perdendo a linha” fala sobre o perigo do trote telefônico
O Afonso levou um fora da Janete e decidiu reconquistá-la passando vários trotes telefônicos na esperança que ela desista do novo namorado. Só que ele não sabe que, dependendo do trote, ele poderá acabar na delegacia. Quer saber o que vai acontecer com Afonso e Janete? É só acompanhar toda história pela Rádio Justiça. Estreia na próxima segunda-feira, dia 14/09, a radionovela “Perdendo a linha”, que fala sobre o perigo do trote telefônico. Em nove horários, de segunda a sexta-feira: 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
Fonte: Rádio Justiça