Rádio Justiça: Emissora promove workshop no TRT do Maranhão

02/04/2009 19:55 - Atualizado há 1 ano atrás

A Rádio Justiça dá início nesta sexta-feira (3) à implementação de projeto da Secretaria de Comunicação Social do STF, que visa à formação de colaboradores junto às assessorias de imprensa dos Tribunais de todo o Brasil. O projeto será desenvolvido por meio de workshops, que serão levados pela equipe da Rádio Justiça aos jornalistas do Judiciário nos Estados brasileiros. O primeiro tribunal a receber o projeto será o TRT da 16ª região, em São Luís, no Maranhão. Acompanhe a entrevista do secretário de Comunicação Social do STF, Renato Parente, que vai explicar o funcionamento desse projeto de integração. E mais: terminam amanhã (3) as inscrições para audiência pública que será realizada pelo Supremo Tribunal Federal sobre a saúde pública no país. Saiba também: fazendeiro é condenado por prática de trabalho escravo no Espírito Santo. Jornal da Justiça, nesta sexta-feira (3), entre 6h e 8h.

Hora Legal: Juizado da Infância e da Juventude de Porto Velho (RO) fiscaliza comércio
A fiscalização foi feita em mais de 40 estabelecimentos da cidade, entre bares hotéis, prostíbulos, pousadas e lan houses. Durante a fiscalização, foram realizadas palestras. Alguns proprietários chegaram a ser autuados e prisões foram efetuadas, por causa da presença de crianças e adolescentes nesses lugares. O chefe do Comissariado da Comarca de Porto Velho, Almir Rogério, explica. E ainda: uma entrevista com Jonatas Junqueira Mello, autor do livro Boa Ideia – a Nova Ortografia para Advogados, Estudantes e Curiosos.  Hora Legal, nesta sexta-feira (3), às 8h.

Justiça em Movimento debate o regulamento das farmácias em regime de plantão
Algumas farmácias funcionam em regime de plantão durante a madrugada e em feriados. Mas, existe alguma lei que regulamente e garanta a prestação desse serviço? Afinal, farmácia de plantão é um favor ou uma obrigação? Quem responde é o Sintrafarma – Sindicato de Trabalhadores em Farmácia – e o Conselho Regional de Farmácia. O Justiça em Movimento responde nesta sexta-feira (3), às 11h10.

Direito Direto debate a interpretação das leis
É sabido que uma lei pode ter diversas interpretações, desde a literal, aquela que está escrita, até a subjetiva, aquela que pode envolver a interpretação dos costumes e das circunstâncias em que é aplicada. As várias interpretações de uma lei sugerem que o item analisado pode não ser uma matéria exata. Mas, será que o artigo em questão pode ser analisado de acordo com o interesse de quem está fazendo a análise? O Direito Direto discute o assunto nesta sexta-feira (3), a partir das 15h.

Cursos de pós-graduação como atividade jurídica é assunto do Espaço Forense
A Constituição determina que candidatos a concursos públicos para a magistratura e para o Ministério Público comprovem três anos de atividade jurídica para assumir o cargo. Mas, cursos de pós-graduação podem entrar nessa conta? A OAB questiona essa possibilidade. Alega que pós-graduação é atividade de ensino e não pode configurar como tempo de atividade jurídica. O presidente da OAB, Cezar Britto, debate o assunto no Espaço Forense a partir das 17h10.

Justiça Desportiva é tema da radionovela Justiça em Cena
No 50º Justiça em Cena, um assunto em debate: a Justiça Desportiva. Araci é uma nadadora promissora até a Federação de Natação descobrir substâncias ilegais no exame antidoping dela. Condenada, a atleta é obrigada a deixar as águas para se dedicar a outro esporte. Mas ela não imagina as dificuldades por que vai passar ao lado da treinadora, a autoritária Helga Von Hering. Ouça a radionovela “Jogo Limpo” e entenda como funciona a Justiça desportiva, que tem por atribuição discutir e definir as legalidades do esporte no Brasil, e não integra o Poder Judiciário. Último capítulo nesta sexta-feira (3), em nove horários: 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.  

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.