Rádio Justiça e Central do Cidadão vão receber juntas as demandas da sociedade

Conciliar o poder de informação do rádio com um serviço de comunicação direta com a sociedade é o que prevê uma parceria firmada entre a Rádio Justiça e a Central do Cidadão do Supremo Tribunal Federal para melhor atender às demandas da população.

05/02/2010 16:40 - Atualizado há 9 meses atrás

Conciliar o poder de informação do rádio com um serviço de comunicação direta com a sociedade é o que prevê uma parceria firmada entre a Rádio Justiça e a Central do Cidadão do Supremo Tribunal Federal para melhor atender às demandas da população. 

A ideia da parceria partiu do próprio presidente da Suprema Corte, ministro Gilmar Mendes, que participa semanalmente da programação da emissora, no programa "Deixe sua Pergunta", pelo qual responde aos questionamentos dos ouvintes. O tema deste semana, inclusive, foi sobre demora processual.

Preocupado com a quantidade de perguntas que chegam a ele relativas à demora da Justiça para julgar processos, o ministro sugeriu unir a capacidade da rádio em difundir informações com a estrutura já existente no STF na Central do Cidadão para dar retorno às demandas. O trabalho conjunto vai possibilitar que as pessoas mandem suas reclamações para a Rádio Justiça quando se sentirem prejudicadas pela morosidade no julgamento de seus processos.

As reclamações serão encaminhadas aos órgãos competentes pela Central do Cidadão do STF. A reclamação deve conter nome completo, número do RG e do CPF, e-mail, endereço completo, profissão, número do processo e a vara ou o tribunal em que o processo está tramitando.

Na próxima semana, a Rádio Justiça começa a veicular spots institucionais com 45 segundos de duração, explicando ao cidadão como ele pode encaminhar suas reclamações ao STF. Os spots serão enviados a mais de 300 emissoras parceiras que retransmitem parte da programação da Rádio Justiça em todo o país.

A coordenadora da Rádio Justiça, Madeleine Lacsko, ressaltou a proximidade que o veículo rádio mantém com a população e a confiança das pessoas de que seus problemas encontrem alguma solução depois que elas expõem suas dificuldades. Ela citou rádios de São Paulo que ajudam as pessoas a resolverem problemas cotidianos, como questões de direito do consumidor, por exemplo. "Em muitos lugares há esse vínculo com a rádio, de que ela resolve os problemas do dia a dia das pessoas. Inclusive já era um projeto do Secretário de Comunicação, Renato Parente, acompanhar os casos trazidos a nós pelos ouvintes.", explicou.

Com relação à parceria firmada com a Central do Cidadão, Madeleine destacou o fato de a central já ter uma estrutura montada e saber como proceder e para onde encaminhar as demandas. A Central do Cidadão recebe de 50 a 60 cartas por dia e em média 70 mensagens eletrônicas diárias de pessoas com pendências judiciais que não sabem como ou onde resolver ou obter informações. Mesmo assim, ainda há regiões do país onde o serviço é pouco procurado. Segundo a coordenadora da Central do Cidadão, Marisa Alonso, o objetivo é “ampliar os canais de contato com a sociedade, uma vez que o rádio chega a todos os lugares e nós recebemos poucas mensagens da região Norte, por exemplo”.

As correspondências que chegam à Central passam por uma triagem e são encaminhadas para as ouvidorias dos tribunais, defensorias públicas ou núcleos jurídicos de universidades que prestam assistência à população carente. É o que acontece com algumas cartas escritas por pessoas presas que são encaminhadas para a Defensoria Pública e chegam a ser autuadas no STF como processos de habeas corpus.

As reclamações podem ser enviadas por email para a Rádio Justiça, no seguinte endereço eletrônico: radiojustica@stf.jus.br; pelos Correios, mandando uma carta para a Rádio Justiça no endereço: Praça dos Três Poderes, Supremo Tribunal Federal, Edifício Sede, Brasília – DF – CEP 70175-900; ou pela página da Central do Cidadão na Internet, no endereço: http://www.stf.jus.br/portal/centralCidadao/mensagem.asp. Importante ressaltar que as mensagens encaminhadas eletronicamente têm atendimento mais rápido, pois caem diretamente no sistema da Central do Cidadão.

AR//AM

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