Rádio Justiça destaca reforma do Estatuto do Torcedor e ações da Defensoria Pública sobre a gripe suína
Regra do Jogo debate Estatuto do Torcedor e transferência de craques brasileiros
O promotor de Justiça Paulo Castilho, um dos envolvidos na reforma do Estatuto do Torcedor, destaca no programa desta semana as principais mudanças da proposta. E ainda no Regra do Jogo, janela aberta no futebol! O colunista Domingos Sávio Zainaghi comenta as negociações responsáveis pela transferência dos craques brasileiros para o futebol do exterior, principalmente o europeu. E no quadro Paixão Nacional, confira entrevista com o defensor público da União no Rio de Janeiro, André Odarcgy, torcedor do Flamengo. Regra do Jogo, neste sábado (25) às 14h. Reprise no domingo (26) às 20h30.
Folhetim: além da magia, Harry Potter fala sobre guarda de menor e maus tratos
A história do bruxo Harry Potter que conquistou o mundo começa de forma trágica. Ainda bebê, perdeu os pais e foi criado pelos tios. Poderíamos imaginar que, em família, ele seria amado e respeitado, mas, a realidade foi bem diferente. Os Dursley sempre fizeram questão de mostrar o quanto ele era diferente do filho legítimo e os maus tratos psicológicos eram constantes. O menino dormia numa espécie de porão, embaixo da escada. Também não podia se expressar de forma espontânea (somente quando autorizado pelos tios), não comia as mesmas coisas que o primo e ainda tinha suas correspondências escondidas ou violadas pelo casal. Acompanhe no Folhetim uma discussão sobre guarda e adoção. Transportando essa história para um mundo real, será que no Brasil, um casal poderia perder a guarda de uma criança adotada por esse comportamento? É correto fazer um diferencial entre o filho legítimo e o adotivo, caso esse último tenha algum tipo de deficiência ou eficiência em relação ao outro? Saiba no Folhetim. Sábado (25), às 14h30, com reapresentação no domingo (26), às 12h.
Na Trilha da Vida destaca a trajetória de Ricardo Tadeu da Fonseca, o primeiro desembargador cego do país
Ricardo Tadeu Marques da Fonseca nasceu prematuro, sofreu paralisia cerebral em decorrência disso e teve deficiência visual, por causa da chamada Retinopatia. Mesmo com a perda parcial da visão, estudou em escola regular incentivado pela mãe, que sempre apostou em sua inclusão. Aos 23 anos, no terceiro ano da faculdade de Direito, perdeu a visão completamente. Conseguiu se formar pela Universidade de São Paulo (USP), muito pelo apoio dos colegas, que gravavam o conteúdo dos livros e das aulas para que ele pudesse estudar. Em 1990, passou no exame escrito para juiz, mas foi reprovado por ser cego. Um ano depois, foi aprovado no concurso para procurador do trabalho, tornando-se o único membro do Ministério Público com essa característica. Fez mestrado, doutorado e publicou dezenas de artigos acadêmicos, além de escrever o livro “O trabalho da pessoa com deficiência e a lapidação dos direitos humanos”. Acompanhe a interessante trajetória de Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, o primeiro desembargador cego do país, no programa Na Trilha da Vida. Neste sábado (25) às 9h e reprise às 21h.
Jornal da Justiça: presos poderão ficar sob regime domiciliar por causa da Gripe A
Para evitar a disseminação do vírus Influenza A, presos em regime aberto e semiaberto do Presídio Regional de Passo Fundo (RS) poderão ser mantidos em regime domiciliar. Confira entrevista com Defensor Público, Eduardo Foscarin Pedroso, que justifica a medida. Em outra atuação da Defensoria Pública, dessa vez no Rio de Janeiro, o defensor André Odarcgy ingressará com uma ação civil pública por danos morais e materiais contra os governos federal, estadual e municipal por possíveis prejuízos às vítimas da influenza A (H1N1), em função do atendimento nas redes públicas. Outro destaque: TIM é condenada a contratar cerca de 4 mil funcionários terceirizados. A decisão é da 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Minas Gerais. Confira ainda no Jornal da Justiça os detalhes do encerramento do mutirão carcerário do Conselho Nacional de Justiça no Espírito Santo. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (27), às 6h.
Hora Legal traz os detalhes sobre a inspeção do CNJ no TRF-1
A Corregedoria Nacional do Conselho Nacional de Justiça inicia, no próximo dia 4 de agosto, a inspeção no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O TRF 1 compreende os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Minas Gerais, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Piauí e o Distrito Federal. Em entrevista, o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional, Dr. Ricardo Chimenti, traz todos os detalhes e também os motivos apontados para a realização da inspeção. Confira ainda: Ministério Público Federal em Goiás recomenda mudanças no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), para garantir a participação de adventistas. Hora Legal, nesta segunda-feira (27), às 8h.
Justiça em Movimento trata de indenização por furto de veículos em vias públicas
O furto de veículos em estacionamentos, normalmente gera indenização. Mas, em vias públicas, como será que isso funciona? O contribuinte sabe que o recolhimento do seu imposto é para garantir a prestação de serviços públicos, entre os quais, a segurança, garantida pelos organismos de segurança. Mas, e quando um bem particular é deixado em via pública e o ladrão o furta: Essa ação pode ser compreendida como falha no esquema de segurança? Confira a resposta no programa Justiça em Movimento desta segunda-feira (27), a partir das 11h10.
Direito Direto retoma questionamento sobre profissão de músico
Há gente a favor e contra a ação que a Procuradoria Geral da República ingressou no STF questionando a Lei nº 3857/60, que regulamenta a profissão de músico. De acordo com a vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, a legislação editada em 1960, que criou a Ordem dos Músicos do Brasil, é incompatível com a liberdade de expressão da atividade artística e com a liberdade profissional, previstas na Constituição Federal. Acompanhe no Direito Direto uma ampla discussão sobre o tema, com a presença de diversos especialistas convidados, além da opinião popular. Direito Direto, nesta segunda-feira (27), às 15h.
Espaço Forense aborda a interdisciplinariedade no Direito brasileiro
Em resposta a ouvinte, o Espaço Forense explica o objetivo da interdisciplinariedade no Direito brasileiro. Trata-se da interligação de duas ou mais disciplinas, na pesquisa ou educação, proporcionando novos conhecimentos que não seriam possíveis se não fosse esta integração. É a transferência dos métodos de uma disciplina à outra. Nesta edição, confira entrevista com o Dr. Sérgio Paulo Rigonatti, com a psicóloga Maria Cristina Neiva de Carvalho e o especialista em Administração e Finanças, Aderbal Müller. Espaço Forense, nesta segunda-feira (27), a partir das 17h10.
Radionovela “A Poderosa” enfoca crimes contra a administração pública
Fátima é a secretária que tudo ouve e tudo vê. Ela trabalha no fictício Departamento de Controle de Entradas e Saídas da Prefeitura e acompanha praticamente todas as falcatruas que estão ocorrendo por lá. Entre elas, desvio de verbas. O seu chefe, Tenório, é quem mais desvia dinheiro do órgão. Já Clóvis, seu subordinado direto, é um homem correto, mas que sempre é tentado por Tenório a acobertar e cometer crimes contra a administração pública. No entanto, com a chegada de Virgínia, a nova diretora do Departamento, as coisas vão mudar radicalmente por lá. Acompanhe a radionovela “A Poderosa” e saiba o que são os crimes contra a administração pública. A trama será dividida em duas partes. A primeira começa na próxima segunda-feira (27) e, a segunda, no dia 3 de agosto. Justiça em Cena, em nove horários: 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.