Rádio Justiça destaca “Processômetro do CNJ” e situação da embaixada brasileira em Honduras
Jornal da Justiça: "Processômetro do CNJ" e situação da embaixada brasileira em Honduras
O "Processômetro" instalado pelo Conselho Nacional de Justiça ultrapassou a marca de mais de um milhão de processos da Meta 2 julgados em todo o país. Nesta edição, confira entrevista com a juíza auxiliar da Corregedoria do CNJ, Salise Monteiro Sanshotene, sobre o que significa esse resultado. O Jornal da Justiça também fala sobre a situação da embaixada do Brasil em Honduras, que abrigou o presidente deposto daquele país, Manoel Zelaya. Em entrevista, o presidente da Comissão de Comércio Exterior e Direito Internacional da OAB-SP, George Niaradi, explica as regras de relações internacionais e as restrições às forças do governo local na embaixada brasileira. Confira também: Ministério Público Federal em Rondônia recomenda à prefeitura de Porto Velho que suspenda distribuição de cartilha sobre educação sexual a crianças e adolescentes. Entenda os motivos na edição desta quarta-feira (23). Entre 6h e 8h.
Hora Legal debate a ação da Defensoria Pública para garantir acesso à saúde
Todo brasileiro tem direito garantido à saúde, assim como são também direitos sociais educação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência ao desamparado. No entanto, muitos brasileiros recorrem à Justiça para conseguir atendimento médico ou mesmo medicamentos. No Hora Legal acompanhe entrevista sobre o tema com o Defensor Público da União em Mato Grosso, Dr. Alexandre Mendes Lima de Oliveira, que explica o papel da Defensoria na garantia ao acesso à saúde. Hora Legal, nesta quarta-feira (23), às 8h.
Justiça em Movimento fala sobre o crime de racismo
Apesar de a Constituição Federal assegurar a livre manifestação do pensamento, esse direito não pode ser utilizado para acobertar a prática de conduta criminosa. De acordo com a Carta Magna brasileira, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível. No entanto, a criminalização não impede que ainda se verifique ações racistas nos mais variados meios, entre eles, a internet. Recentemente, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios condenou a 1 ano e 2 meses de reclusão, em regime, inicialmente aberto, um homem pela prática do crime de racismo contra negros no Orkut. Acompanhe no Justiça em Movimento um debate sobre o tema, com o presidente da Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios da OAB-SP, Dr. Marco Antônio Vitor, o professor da Universidade Estadual da Bahia, Dr. Sérgio São Bernardo e o líder do Movimento Negro Unificado em Salvador, Dr. Hamilton Borges. Nesta quarta-feira (23), a partir das 10h40.
STF: pauta da sessão plenária prevê julgamento sobre precatórios
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar, nesta quarta-feira (23), a legalidade do parcelamento de indenizações e de precatórios já expedidos, conforme determina a Emenda Constitucional (EC) 30/2000. Acompanhe a sessão plenária do STF, ao vivo, pela Rádio Justiça, a partir das 14h10.
Espaço Forense: o direito de nomeação dos candidatos aprovados em concursos
A aprovação em um concurso público é uma meta para muitos, mas que poucos conseguem atingir. Normalmente, há centenas de inscritos, concorrendo por pouquíssimas vagas. São horas de estudo e dedicação e, após a aprovação, a espera pela chamada para a contratação. Mas, e se os aprovados dentro do número de vagas previsto não são chamados? O que diz a legislação sobre isso? O tema estará em debate com os advogados Dr. Jorge Ulisses Jacoby Fernandes e Dr. Noel Antônio Tavares de Jesus, no Espaço Forense. Nesta quarta-feira (23), às 17 horas.
Rufianismo é o tema da radionovela “O Rufião”
Marcão é um rufião que explora garotas de programa em uma casa de prostituição. Mas, ao se apaixonar pela professora Juraci, ele promete deixar de lado essa vida de criminoso e abrir uma agência de turismo. Só que essa agência é uma fachada para mandar mulheres para a prostituição no Caribe. O resultado: Juraci acaba pagando o pato. Confira o que vai acontecer com Marcão e Juraci acompanhando a radionovela “O Rufião”, que fala sobre o crime de lenocínio, a exploração da prostituição alheia. Em nove horários: de segunda a sexta-feira: 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
Fonte: Rádio Justiça