Rádio Justiça destaca decisões do CNJ e obrigações dos eleitores brasileiros
Jornal da Justiça: CNJ aposenta compulsoriamente ministro do STJ
Conselho Nacional de Justiça aposenta compulsoriamente o ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo Geraldo de Oliveira Medina e o desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região José Eduardo Carreira Alvim. Ambos respondiam a um processo administrativo disciplinar, no qual eram acusados de beneficiar, por meio de sentenças, empresas de máquinas de caça-níqueis. Outro destaque: incêndio em Instituto Penal Irmão Miguel Dario, em Porto Alegre, obriga Justiça a liberar apenados do regime aberto por 10 dias. Cerca de 80% da área total das instalações foi incendiada e o teto de um dos pavilhões desabou. O Jornal da Justiça ainda traz os detalhes de uma decisão do Tribunal de Justiça do Mato Grosso que autoriza uma grávida de oito meses a abortar. O feto estava com má formação, uma anomalia complexa da parede corporal e dos membros. Jornal da Justiça, nesta quarta-feira (04), a partir das 6 horas.
Justiça na Manhã destaca Censo 2010 e obrigações de eleitores e mesários
Muita gente não sabe, mas uma lei determina que é obrigação de todo brasileiro responder às perguntas do Censo Demográfico. É a Lei 53.534/68 e prevê multa de até dez salários mínimos para quem não colaborar com o IBGE. No entanto, muita gente ainda se nega a participar. Em entrevista, o chefe da unidade estadual do IBGE no Rio de Janeiro, Romualdo Rezende, explica a finalidade do Censo, a importância da participação popular e de se responder às perguntas com honestidade. Além disso, o Justiça na Manhã também fala sobre as obrigações de eleitores e mesários nas Eleições 2010. Justiça na Manhã, nesta quarta-feira (04), a partir das 8h.
STF: Plenário prevê análise de Recursos Extraordinários sobre receitas decorrentes de exportação
Quatro Recursos Extraordinários com repercussão geral reconhecida estão previstos na pauta da sessão plenária desta quarta-feira, 4, do Supremo Tribunal Federal. Dois deles são sobre receitas decorrentes de exportação. Caberá aos ministros decidirem se a incidência da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), bem como a CPMF sobre receita de exportação, viola a Constituição Federal. Além disso, estão previstos os julgamentos de duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade. Uma delas objetiva saber se a vedação ao proselitismo de qualquer natureza na programação das rádios comunitárias afronta aos princípios constitucionais da liberdade de manifestação de pensamento e da liberdade de informação. A outra questiona a constitucionalidade da TV Digital. A Rádio Justiça transmite, ao vivo, a sessão plenária do Supremo Tribunal Federal, nesta quarta-feira (04), a partir das 14h.
Justiça na Tarde: seminário internacional debate Justiça Restaurativa
Considerada uma prática nova no país, a Justiça Restaurativa foi implantada oficialmente em 2005, tendo como foco os jovens em conflito com a lei. Entre adultos, a prática ainda é quase desconhecida. Em Porto Alegre, especialistas debaterão o tema durante o “Seminário Internacional Brasil/Canadá sobre Justiça Restaurativa, inovação e desenvolvimento social – um diálogo Norte-Sul”. Confira os detalhes no Justiça na Tarde que ainda traz entrevistas com especialistas para discutir o assunto. Nesta quarta-feira (04), a partir das 14h.
Radionovela “O bicho do jogo” fala sobre contravenção
Dona Jurema descobriu que sua filha Amélia está namorando Armando Bicudo, um bicheiro em ascensão. Se a notícia não era boa, consegue ficar pior: os dois estão de casamento marcado. Mas, como diz o velho ditado, “nada é tão ruim que não possa piorar”: Armando Bicudo quer que dona Jurema lhe dê dinheiro para que ele possa desbancar o maior bicheiro da região. Acompanhe o desenrolar dessa complicada história na trama de “O bicho do jogo”, a radionovela da Rádio Justiça que fala sobre contravenção, com apresentação em diversos horários.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
Fonte: Rádio Justiça