Rádio Justiça: decisões do plenário e Semana Nacional de Conciliação em destaque

03/12/2009 20:05 - Atualizado há 9 meses atrás

Jornal da Justiça: ministros do STF acolhem denúncia contra o senador Eduardo Azeredo
Plenário do Supremo Tribunal Federal decide acolher denúncia contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) pela suposta prática dos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, durante a campanha de reeleição ao governo de Minas Gerais, em 1998. Além disso, os ministros também confirmaram decisão que suspendeu a alteração da data do ENEM para estudantes judeus. Com isso, eles terão que fazer a prova nos dias 5 e 6 de dezembro, conforme previsto na inscrição.

Outro destaque: ação da Defensoria Pública da União objetiva acabar com acidentes de escalpelamento na Amazônia. Eles são comuns na região, pois o eixo que liga o motor à hélice das embarcações fica desprotegido. Confira os detalhes na entrevista com a defensora Luciene Strada no Jornal da Justiça que ainda traz as novidades do programa Começar de Novo. Em função da parceria entre o CNJ e o Clube dos 13, jogadores entrarão em campo na última rodada do Campeonato Brasileiro com faixas da campanha que estimula a reinserção social de presos e egressos do sistema carcerário. Jornal da Justiça, nesta sexta-feira (4), entre 6h e 8h.

Deixe sua Pergunta: Presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, responde dúvidas de ouvintes
O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, responde a perguntas feitas por ouvintes, relacionadas à Justiça brasileira. Para participar, basta ir ao estúdio móvel da Rádio Justiça durante a transmissão do programa “Direito Direto”, entre as 14h10 e 17h00, às sextas-feiras, ou então enviar um e-mail para radiojustica@stf.jus.br.

Os ouvintes também podem enviar as perguntas por carta. A Rádio Justiça está no Supremo Tribunal Federal, que fica na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), CEP 70175-900. Tanto por carta, quanto por e-mail, é necessário um número de telefone para a gravação da pergunta. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a emissora pelo telefone (61) 3217-3980.

Para saber onde estará o estúdio móvel da Rádio Justiça, é só acompanhar a programação. Nesta sexta-feira, dia 4, o estúdio estará na Rodoviária do Plano Piloto, no Centro de Brasília. O ministro Gilmar Mendes, professor de Direito Constitucional da UnB (Universidade de Brasília), mestre e doutor em Direito pela Westfälische Wilhelms Universität, na Alemanha, irá responder às perguntas sempre às sextas-feiras, na programação da Rádio Justiça.

Hora Legal destaca os preparativos para a Semana da Conciliação no Rio Grande do Sul
A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul pretende realizar mais de sete mil audiências de conciliação entre os dias 7 e 11 de dezembro. Esse é período em que acontece a Semana Nacional da Conciliação, mutirão para realização de acordos em todas as esferas do Judiciário brasileiro promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No ano passado, foram 6.313 audiências conciliatórias durante a Semana Nacional da Conciliação e homologados 3.115 acordos, número equivalente a 49,34% de conciliações. Em entrevista, o presidente do TRT-RS, desembargador João Ghisleni Filho fala sobre os preparativos para o evento deste ano e também sobre a importância da campanha de conciliação. Hora Legal, nesta sexta-feira (4), a partir das 8 horas.

Justiça em Movimento fala sobre o crescente número de processos sobre erro médico
Levantamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) mostra crescimento de 231% no número de processos relacionados a erro médico. Em 2002, foram 120 ações, pulou para 303 em 2007 e, no ano passado, foram 398. As notícias relacionadas ao tema também assustam. Afinal, são tesouras, esparadrapos, bisturis que são esquecidos no corpo de pacientes que procuram um médico para resolver um problema, não para arrumar outra complicação. Acompanhe no Justiça em Movimento um debate sobre o assunto. Nesta sexta-feira (4), a partir das 10h40.

Direito Direto debate as regras da Justiça Desportiva
Um erro do juiz e o time é eliminado. Jogadores que brigam durante uma partida e são expulsos. Acusações de atletas contra a arbitragem. Casos de doping no atletismo. Esses são apenas alguns exemplos de situações que param na Justiça Desportiva. Mas, como se organiza e se compõe tanto o Superior Tribunal de Justiça Desportiva como o TJD? Acompanhe no Direito Direto um debate sobre o tema. Lembrando que nesta sexta-feira, 4, o programa será transmitido ao vivo, direto da Rodoviária do Plano Piloto. O ouvinte pode ir até o estúdio móvel, localizado no andar inferior, ao lado da administração, ou então ligar para o telefone (61) 3217-3974 para deixar sua pergunta. Direito Direto, nesta sexta-feira (4), a partir das 14h10.

Semana da Conciliação é tema do Espaço Forense
O país se prepara para a Quarta Semana Nacional da Conciliação, que acontece entre os dias 7 e 11 de dezembro. No ano passado foram 306 mil audiências conciliatórias em 56 tribunais. A Semana faz parte do Projeto Conciliar é Legal e, a cada ano, vem obtendo maior adesão e melhores resultados. Em 2006 foram realizados 46.493 acordos; no ano seguinte 96.492 e em 2008, foram obtidos 130.848 acordos de conciliação em todo o país. Espaço Forense. Nesta sexta-feira (4), a partir das 17 horas.

Radionovela “A Gata e o Rato” fala sobre concorrência desleal
Aparício e Lidiane são dois amigos e sócios em uma loja de cosméticos. Mas a parceria fica estremecida quando ele se casa com Santinha, uma mulher conhecida como “a Viúva Negra”, suspeita de ter matado três maridos em dois anos. Lidiane tenta de qualquer jeito provar ao Aparício que sua esposa é uma assassina. O que eles não sabem é que, na verdade, Santinha está mais interessada em espionar a loja do marido. Entenda o que é a concorrência desleal e que tipo de crime seria esse na radionovela “A Gata e o Rato”, que é apresentada em nove horários: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.  

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.