Rádio Justiça debate proporção entre advogados e habitantes

06/02/2008 18:27 - Atualizado há 12 meses atrás

A relação de advogado por habitantes nos estados brasileiros está diretamente ligada ao PIB per capita da região. O Distrito Federal, maior PIB per capita do país (R$ 16.052), ocupa o primeiro lugar do ranking com um advogado para cada 140 pessoas. Depois aparece o Rio de Janeiro, terceira renda per capita do país e um advogado para cada 154 habitantes. São Paulo, vice-campeão em renda per capita (R$ 17.977) está na terceira colocação, com um advogado para cada 203 pessoas. No outro extremo estão os estados com os piores indicadores econômicos: Piauí e Maranhão. No Piauí, há um advogado para cada 913 habitantes; no Maranhão, o número sobe para 1.337, índice muito acima da média nacional de 332 brasileiros por advogado.

As revelações fazem parte de um estudo da OAB. De acordo com a entidade, o Brasil está em terceiro lugar na lista dos países com maior número de advogados do mundo. Perde apenas para os Estados Unidos, país mais rico do planeta, e Índia, com população cinco vezes maior. Só no estado de São Paulo há mais advogados que no país com maior população do planeta, a China. Sobre o assunto, o “Hora Legal” entrevista o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous. A partir das 7h.

Fraude em concurso público punível com prisão é tema do “Revista Justiça”

A fraude em concursos públicos, vestibulares e exames de qualificação profissional pode ser crime punível com reclusão de um a três anos, e multa. A previsão está no projeto de lei 1.441/2007, do deputado João Campos (PSDB-GO). Se a fraude for praticada mediante pagamento, além da multa, a pena sobe para até cinco anos de reclusão. Na justificativa, o parlamentar explica que “precedentes do STJ sustentam que a fraude em vestibular ou concurso público não se enquadra nos tipos penais constantes da legislação em vigor, apesar de reprovável social e moralmente". Afirma ainda que o crime de estelionato não alcança esse tipo de fraude.

O projeto tramita em regime de prioridade na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Para falar sobre o assunto, Pedro Beltrão e Miguelzinho Martins entrevistam o deputado João Campos e o juiz federal e professor especialista em concursos William Douglas. Também participa do programa o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Sérgio Mazina. O “Revista Justiça” começa às 11h.

Cineasta Renato Barbieri é o destaque do “Ondas Culturais”

O cineasta Renato Barbieri falou ao “Ondas Culturais” sobre seu mais recente documentário: “Peraí, é nosso direito”. O vídeo aborda a luta de duas comunidades: Sururu do Capote, em Alagoas, e Vila Santo Afonso, no Piauí, pelo cumprimento de seus direitos.  Ainda neste programa, o rock e o jazz que tomam conta de Brasília depois do Carnaval. Saiba mais no “Ondas Culturais” às 10h30 e 21h, e no sábado, às 18h30.

Radioagência Justiça

Com apenas um cadastro no site www.radiojustica.gov.br, emissoras podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos nos horários de 8h, 12h, 18h30 e 22h30. Faça o seu cadastro!

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, por satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.