Rádio Justiça: confira os destaques da programação para este final de semana
Regra do Jogo: determinação judicial suspende repasse para centro desportivo em Goiânia
No Regra do Jogo deste fim de semana você acompanha as principais decisões da Justiça relacionadas ao esporte, como a suspensão do repasse de verbas para o Centro de Excelência do Esporte em Goiânia devido a irregularidades. No quadro Paixão Nacional, o advogado Bernardino Dias, fala sobre o amor pelo Flamengo e pelo Baré, de Roraima. Regra do Jogo, neste sábado (5) às 12h30, com reapresentação no domingo (6) às 0h e 20h30.
Folhetim discute Direito de Família usando a novela global Passione
Na novela Passione, da Rede Globo, a atriz Fernanda Montenegro interpreta Bete, uma mulher que acredita que seu filho mais velho nasceu morto. Cerca de quarenta anos depois, Bete descobre que seu primogênito está vivo e que, na verdade, o marido mentiu sobre a morte da criança e a entregou para a família dos empregados da casa. Esse é um caso de novela, mas pode acontecer na vida real. Diante de uma situação dessas, como proceder? A Justiça prevê algum tipo de indenização ou tentativa de reparo pelo erro? E quem mentiu, cometeu algum crime? Saiba no Folhetim: sábado (5) às 12h10, com reprise no domingo (6) às 0h30.
Na Trilha da Vida: as músicas e a história da presidente do Tribunal de Justiça de Goiás
Quando era ainda estudante de Direito, Willamara Leila de Almeida enfrentou muitas dificuldades na minha vida pessoal. Morava muito longe da faculdade, tinha que pegar oito ônibus diariamente e quando faltava dinheiro para a condução, andava quase doze quilômetros para estudar. Foi em meio a tantas dificuldades que ela conseguiu se formar e se tornar juíza. Para conhecer a história de superação da desembargadora, não perca o Na Trilha da Vida deste sábado (5), às 20h30, com reprise às 9h de domingo (6).
Cortes Supremas destaca as ações da Justiça na América do Sul
A Suprema Corte argentina determinou que a polícia entrasse na casa da diretora do grupo de mídia “Carín”, Ernestina Herrera de Noble, para colher material genético para exames de DNA de seus filhos adotivos, Marcela e Felipe. Os dois são protagonistas de uma ação judicial iniciada em 2001, na qual entidades de direitos humanos sustentam que ambos foram raptados pelo regime militar instaurado em 1976 e, depois, entregues ilegalmente a Ernestina. Outro destaque do programa é a decisão da Justiça chilena de soltar um paquistanês preso portando explosivos. Segundo o magistrado que proferiu a decisão, ficou comprovado que o acusado tem residência fixa, o que tornaria sua prisão desproporcional. Para saber mais, sintonize o Cortes Supremas, sábado (5), às 11h50 e domingo (6), às 21h00.
Jornal da Justiça traz horário do STF na Copa e Juizado do Forró em Caruaru (PE)
Durante a realização dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol, o Supremo Tribunal Federal vai alterar seu horário de funcionamento. Quando as partidas forem às 15h30, o expediente será das 8h às 14h, e os jogos acontecerem às 11 horas, o horário de funcionamento será das 14h30 às 20h. É bom lembrar que as sessões previstas para o dia 15 de junho foram canceladas. Outro destaque do Jornal da Justiça é a instauração do Juizado do Forró em Caruaru, Pernambuco. Com o intuito de manter a tranquilidade e segurança em um dos principais eventos regionais do Nordeste, o Tribunal de Justiça de Pernambuco anunciou a instalação do Juizado do Forró. Durante o período de 28 de maio a 29 de junho, o Juizado Itinerante vai funcionar em regime de plantão nas festividades juninas da Capital do Forró. E mais: não perca a entrevista do repórter Artur Filho sobre o combate às drogas na Paraíba. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (7), a partir das 6h.
Justiça na Manhã debate Projeto de Lei que amplia direitos de companheiros em união estável
A legislação brasileira poderá ser alterada para ampliar os diretos sucessórios de companheiros em união estável. As modificações já foram aprovadas em primeiro turno pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, mas ainda têm um longo caminho até virar lei. Saiba mais sobre essa discussão. E mais: o Ministério do Trabalho e Emprego baixou uma portaria que proíbe as empresas brasileiras de exigir o teste de HIV de seus trabalhadores em exames médicos admissionais ou demissionais, avaliações periódicas ou em decorrência de mudança de cargo do empregado. Justiça na Manhã. Nesta segunda-feira (7), a partir das 8h.
Justiça na Tarde: inclusão por meio de cursos profissionalizantes e Novo Código de Processo Penal
A lei exige que toda empresa tenha um determinado número de vagas destinada a portadores de necessidades especiais. Mas para absorver essa mão de obra é necessário que eles estejam capacitados. Setores ligados a instituições corporativas têm revelado que nem sempre o portador de necessidades especiais que é chamado para ocupar uma vaga de trabalho tem a formação e o preparo adequado para ocupá-lá. E também: começa a ser discutido no Plenário do Senado o Projeto de Lei que reforma o Código de Processo Penal. O texto da proposta é fruto do trabalho de uma comissão de juristas. Dentre as inovações propostas para o Novo Código, está a criação do chamado "juiz das garantias", que será responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos fundamentais do acusado. Outro destaque do programa é a proposta do Ministério Público do Rio de Janeiro de criar uma comissão para estudar nova legislação para os bailes funk. O objetivo é minimizar as restrições e regulamentar a realização dos festas. Justiça na Tarde, a partir das 14h10.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
Fonte: Rádio Justiça