Rádio Justiça: confira os destaques da programação deste final de semana
Regra do Jogo destaca adesões ao programa Começar de Novo
Acompanhe as novidades relacionadas ao programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça. Clubes de futebol, como o Corinthians, e a Confederação Brasileira de Futsal já aderiram. O Regra do Jogo também traz a participação de Domingos Sávio Zainaghi. O colunista comenta a agressão do peruano do Hamburgo, da Alemanha: descontente com um torcedor zangado, o jogador o acertou com uma garrafa d’água no rosto. No quadro Paixão Nacional, a advogada trabalhista Paula Fracinete revela seu amor pelo tricolor Fluminense. Regra do Jogo, neste sábado (10) às 12h30, com reapresentação no domingo (11) às 00h e 20h30.
Na Trilha da Vida: conheça a trajetória da defensora pública Cristina Sakaki
Cristina Sakaki nasceu em Recife (PE). Os pais, um português e a mãe genuinamente do sertão do estado, fundaram um dos restaurantes mais populares da década de 60 na região, o “Feijoada do Jaime”, o primeiro especializado em feijoada e frequentado por personalidades como Gilberto Freyre, Ariano Suassuna, Chacrinha, Nelson Caldas, Peri Ribeiro entre outros. Mas, se alguém imaginava que a paixão seria a cozinha, se enganou. Desde cedo, ela se identificou com a área jurídica e foi a essa profissão que se dedicou. Primeiro, como advogada, e hoje, como defensora pública. Atua nas áreas de direito do consumidor e causas coletivas, também da pessoa idosa e da pessoa com deficiência. Conheça essa trajetória ao som de Titãs, Erasmo e Roberto Carlos entre outros no programa Na Trilha da Vida, neste sábado (10), às 20h30, com reprise às 9h de domingo (28).
Folhetim traz polêmica sobre drogas, tema da série Weeds
O Folhetim desta semana fala sobre uma das séries mais badaladas dos últimos anos: Weeds. Traz a história de Nancy Botwin, interpretada por Mary-Louise Parker, uma dona de casa viúva que vive em um subúrbio da Califórnia. Para sobreviver, ela passa a fornecer maconha para seus vizinhos. Para aumentar o lucro, alugou uma casa onde cultiva a planta e, para complicar ainda mais a situação, permite que os filhos, inclusive o mais novo, de 15 anos, vendam a droga. Weeds foi criada por Jenji Kohan, o mesmo de Gilmore Girls, estreou em 2005 e já está na quinta temporada. Acompanhe nesta edição um debate sobre os tipos de crime abordados na série e quais as possíveis sanções previstas pela legislação brasileira se o caso ocorresse na vida real. Folhetim, neste sábado (10), às 12h10, com reprise no domingo (11), 0h30.
Cortes Supremas destaca casos envolvendo a Justiça na Argentina, Peru e Bolívia
Depois de quatro meses em discussão, finalmente o governo da Argentina vai poder usar as reservas monetárias para pagar a divida externa. As medidas cautelares que impediam o uso foram anuladas pela Câmara no Contencioso Administrativo de Buenos Aires. Ainda na Argentina, um caso chocou os juízes durante uma audiência: um homem acusado de abuso sexual e roubo contra duas mulheres tentou fumar maconha enquanto prestava esclarecimentos à Justiça. No Peru, governo rejeita pedido de asilo político solicitado pelo ex-ministro do interior da Bolívia, Guillermo Fortún. Ele é suspeito de cometer crimes de corrupção durante o mandato do presidente Hugo Banzer. Cortes Supremas, sábado (10), às 11h50 e domingo (11), às 21h00.
Jornal da Justiça: Salvador é sede de Congresso da ONU sobre prevenção ao crime
Confira nesta edição os principais debates previstos para o 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal. O evento começa na segunda-feira (12), em Salvador, e reunirá representantes de Estados Membros da ONU, responsáveis por políticas públicas na área de prevenção ao crime e Justiça criminal, além de especialistas, parlamentares, acadêmicos e representantes da sociedade civil. O Jornal da Justiça ainda traz os preparativos para o 1º Seminário sobre a Gestão Orçamentária e Financeira dos Tribunais. O objetivo é analisar as atuais questões sobre orçamento público para a garantia da execução do Planejamento Estratégico do Judiciário. O encontro será realizado nesta segunda-feira, no Auditório do Tribunal Superior do Trabalho (TST), das 9h às 18h. Outro destaque: Ministério Público do Rio de Janeiro cobra planejamento de municípios cariocas afetados pelas enchentes. Já são 195 mortos no estado em função das chuvas. A linha de investigação procurará identificar e apontar soluções para problemas relacionados à drenagem urbana, controle de ocupações e áreas de risco e à destinação do lixo. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (12), a partir das 6 horas.
Hora Legal traz entrevista com advogado do caso Goldman
Acompanhe nesta edição uma entrevista com o advogado Ricardo Zamariola Jr, responsável pela condução dos processos judiciais que envolvem o caso Goldman. As questões relativas à visitação pela família brasileira estão atualmente submetidas à Corte Superior de Nova Jérsei, nos EUA, e ele explica como fica essa situação e o que prevê a Convenção de Haia. O Hora Legal ainda traz a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello com assuntos relevantes da Justiça brasileira. Nesta segunda-feira (12), a partir das 8 horas.
Justiça em Movimento: a diferença entre inquérito e processo
Muita gente, ao se deparar com termos como inquérito e processo, pensa que é a mesma coisa. No entanto, são distintos e não devem ser usados como sinônimos. Um é a peça através da qual a polícia investiga um fato, o outro é o instrumento usado pelo Juiz. Confira os detalhes no Justiça em Movimento, nesta segunda-feira (12), a partir das 10h40.
Direito Direto: o estrangeirismo na cultura e na língua portuguesa
O idioma estrangeiro em nosso país se espalha em diversos segmentos e praticamente obriga o brasileiro a buscar a tradução, dando a impressão de que esse conhecimento é sinônimo de crescimento cultural. Não bastasse a “invasão”, os termos ainda são incorporados ao vocabulário. Por exemplo: shopping center, e-mail, site, chek-in e tantos outros nos mais variados idiomas. Direito Direto, nesta segunda-feira (12), a partir das 14h10.
Espaço Forense explica inversão do ônus da prova
Ônus da prova define quem é a pessoa responsável por sustentar uma afirmação ou conceito. Especifica que a pessoa responsável por uma determinada afirmação é também aquela que deve oferecer as provas necessárias para sustentá-la. Mas, existe também a ferramenta da inversão. Entenda como funciona essa técnica e como ela pode ser aplicada no Espaço Forense, nesta segunda-feira (12), a partir das 17 horas.
Radionovela “Promessa é dívida” aborda direitos do trabalhador
O Murilo está procurando emprego, mas a situação não está nada fácil. Tudo porque os empregadores estão exigindo a ficha criminal, cadastro nos serviços de proteção, além de mais de seis meses de experiência na atividade, ou seja, tudo o que é proibido por lei. Mas o que é ainda pior: quando o Murilo pensa que encontrou o emprego dos sonhos, descobre que as promessas do chefe não passam de balela. Confira o que vai acontecer com Murilo na trama desta semana que aborda os direitos do trabalhador em uma entrevista de emprego. Estreia nesta segunda-feira (12) na Rádio Justiça, em oito horários: de segunda a sexta-feira: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
Fonte: Rádio Justiça