Rádio Justiça: confira a programação para este final de semana
Regra do Jogo: autoridades discutem medidas para acabar com ação de cambistas nos estádio do Rio
Ministério Público do Rio de Janeiro adota medidas para acabar com a ação de cambistas que monopolizam as vendas de ingressos nos estádios. Uma das propostas prevê identificação diferenciada para os ingressos com distribuição gratuita e abertura das bilheterias nos dias de jogos, para a venda de meia entrada. Confira também nesta edição os detalhes da “Campanha Nota Fiscal Show de Bola – Futebol Premiando a Saúde”. No quadro Paixão Nacional o procurador do Distrito Federal, Mário Trigo Filho, declara o seu amor ao Corinthians. Regra do Jogo, neste sábado (30) às 14h, com reapresentação no domingo (31) às 20h30.
Na Trilha da Vida recebe a primeira ouvidora-geral do TJ-GO Maria Elizete de Azevedo Fayad
Com uma visão humanista e um perfil intelectual e comunicativo, a professora e advogada Maria Elizete de Azevedo Fayad é a primeira mulher a ocupar o cargo de ouvidora-geral do Tribunal de Justiça de Goiás. Com ampla experiência na carreira jurídica e educacional, Elizete Fayad é mestre em Letras pela Universidade Católica de Goiás (UCG) e possui especializações em Direito Constitucional, Administrativo e Metodologia do Ensino Superior. Graduada em Direito pela Universidade Católica de Goiás (UCG), é professora titular da Faculdade de Filosofia Cora Coralina (FFCC) e foi membro de comissão temporária da UEG (Cora Coralina), secretária-geral, coordenadora administrativa e diretora da referida unidade. Conheça a trajetória da ouvidora Maria Elizete de Azevedo Fayad no programa Na Trilha da Vida deste sábado (30), às 9 da manhã, com reprise às 9 da noite.
Folhetim fala sobre a liberdade de expressão, tema de “Aconteceu em Woodstock”
Quem entra no cinema para assistir ao novo filme de Ang Lee pode sair de lá leve e descontraído. O clima de “Aconteceu em Woodstock” faz o espectador se sentir parte do filme, muito, devido à fotografia. Baseado no livro “Taking Woodstock”, de Elliot Tiber, narra a história por trás do show que entrou para a história. Jovem homossexual filho de austeros imigrantes para quem não tinha coragem de revelar sua homossexualidade, ele tenta salvar da bancarrota o decadente hotel da família. Com um golpe de sorte e uma dose de inconsequência, Tiber acaba fechando o contrato para abrigar os shows de rock e atrai para a região o público hippie que a cidade vizinha rechaçara. Na prática, Ang Lee fala sobre a liberdade de expressão, tema frequente nas produções dos anos 70, mas também naquelas que hoje lembram a década. Folhetim, neste sábado (30), às 12h10, com reprise no domingo (31), 0h30.
Cortes Supremas destaca reinserção de presos no Paraguai
Câmara Nacional mantém bloqueio das reservas do Banco Central para cancelar passivos. Um decreto presidencial objetivava o uso de mais de US$ 6,5 bilhões de reservas monetárias para pagamento de dividas. No Paraguai, 144 internos de uma penitenciária recebem certificados de capacitação trabalhista. Antes eles passaram por cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Promoção Profissional. Acompanhe ainda os detalhes da extradição para a Argentina do militar uruguaio Manuel Cordero, acusado de participar da repressão do chamado Plano Condor durantes os governos militares em vários países da América do Sul. Cortes Supremas, sábado (30) e domingo (31), às 16 horas.
Jornal da Justiça: combate ao trabalho escravo e Ano Judiciário 2010 em destaque
Ministério Público Federal no Pará ajuizou, entre 1990 e 2009, um total de 608 denúncias criminais contra acusados de submeter trabalhadores a condições semelhantes às da escravidão. Acompanhe entrevista sobre o assunto com o procurador da República, Fernando Aguiar. Outro destaque: Supremo Tribunal Federal mantém ato do Conselho Nacional de Justiça que suspendeu posse do magistrado Fernando Miranda Rocha como desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Para o ministro Cezar Peluso, embora incluído na estrutura constitucional do Poder Judiciário, o CNJ se qualifica como órgão de caráter administrativo, “com duas ordens básicas de competências: de um lado, o controle da atividade administrativa e financeira do Judiciário e, de outro, o controle ético-disciplinar de seus membros”. Confira os detalhes da decisão e acompanhe todos os detalhes para a abertura do Ano Judiciário 2010, no Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (01), a partir das 6 horas.
Hora Legal fala sobre a abertura do Ano Judiciário 2010
O Supremo Tribunal Federal inicia nesta segunda-feira (1º de fevereiro) o Ano Judiciário 2010. A partir das 10 horas acontecerá a sessão solene. Para a abertura, estão previstas as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assim como dos presidentes do Senado, senador José Sarney, e da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer. Antes, o ministro Marco Aurélio Mello participa do Hora Legal e fala sobre o início dos trabalhos e as expectativas para 2010. Hora Legal, a partir das 8 horas. A partir das 10 horas, acompanhe todos os detalhes da sessão solene que marca o início dos trabalhos no Supremo Tribunal Federal.
Rádio Justiça transmite primeira sessão plenária de 2010
A pauta da primeira sessão plenária de julgamentos do ano prevê a análise de 19 processos, entre Mandados de Segurança, Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI), Recurso Extraordinário e Reclamação. Nove mandados voltam ao Plenário por indicação do ministro Ricardo Lewandowski, que pediu vista dos processos. Eles discutem a legalidade ou não das dezenas de convênios firmados entre a Geap (Fundação de Seguridade Social) e órgãos e entidades da administração pública federal. Entre as ADIs, está a que trata da legalidade do decreto do estado de Alagoas que pune servidor público que participa de greve, no caso de estar cumprindo estágio probatório. O processo retorna com o voto-vista do ministro Gilmar Mendes. Acompanhe a primeira sessão plenária de 2010 pela Rádio Justiça, a partir das 14h10.
Espaço Forense fala sobre lei que desburocratiza o casamento
Uma nova lei em vigor tornou mais fácil e rápido o casamento no Brasil. Isso porque a habilitação poderá ser feita pessoalmente perante o oficial do Registro Civil, sem a necessidade de homologação judicial. Por essa razão, o procedimento que demorava até dois meses, agora levará no máximo, trinta dias. Confira o que diz a Lei 12.133/2009 e acompanhe um debate sobre o tema no Espaço Forense, nesta segunda-feira (01), a partir das 17 horas.
Reinserção de ex-detentos é o tema da radionovela “A Segunda Chance”
Na trama desta semana, Joelma e Antenor são donos de um mercadinho que precisam de uma ajuda extra. Para isso, eles contratam Ludovico, o primo de Joelma. No entanto, ele é um ex-detento e, nada satisfeito com a condição do primo, Antenor tenta demiti-lo de todas as formas. Acompanhe a trama da radionovela “A Segunda Chance”, que fala sobre a reinserção de ex-detentos no mercado de trabalho, pela Rádio Justiça. Estreia nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, em nove horários: de segunda a sexta-feira: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
Fonte: Rádio Justiça