Rádio Justiça completa 17 anos com podcasts e novidades na programação
Inaugurada em 2004, a Rádio Justiça tem o objetivo de reportar as decisões do Poder Judiciário de modo descomplicado, mas sem perder a profundidade.
Falar do Direito de forma divertida, mostrando a aplicação de questões jurídicas a fatos do dia a dia. Essa é a proposta da radionovela Justiça em Cena. No ar desde que a Rádio Justiça foi inaugurada, o programa conquistou duas vezes, de forma consecutiva, o título de "Melhor Programa de Rádio" pelo 6º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. E, agora, o ouvinte tem mais liberdade para conferir os episódios quando e onde quiser: a radionovela virou podcast. Além do site da Rádio Justiça, ela está disponível em plataformas online, como o Spotify e o Google Podcasts. Essa é uma das novidades que a emissora preparou em comemoração aos seus 17 anos.
Por ocasião da data, o presidente do Supremo, ministro Luiz Fux, sublinhou o papel da Rádio Justiça na democracia. “Desde o início da pandemia, as equipes continuam trabalhando presencial e remotamente, para acompanhar as decisões do Judiciário proferidas na crise sanitária e transmitir essas informações para todo o país por meio da Voz do Brasil e da internet”, afirmou. “Lembro que a Rádio Justiça é um importante instrumento de fortalecimento da democracia na medida em que aproxima o Judiciário dos cidadãos”.
Além da radionovela, outros programas agora também estão disponíveis como podcasts. Dois deles são parcerias com a TV Justiça: o Plenárias e o curso Saber Direito, composto de aulas com professores renomados de todo o país, em todas as áreas do Direito. Nele, estudantes e profissionais da área podem aprofundar o conhecimento jurídico gratuitamente. Já para ficar por dentro do que foi julgado nas sessões do Plenário do STF, a Rádio Justiça oferece o Plenárias, resumo semanal dos principais julgamentos comentados em 30 minutos de podcast.
Tem ainda programa novo na grade da emissora: o Semana em Pauta. Também está disponível em formato podcast, o programa traz um resumo dos principais fatos da semana sob o olhar jurídico de especialistas. É uma análise técnica e, ao mesmo tempo, descontraída sobre a repercussão, no mundo jurídico, daquilo que foi notícia no país.
História que começou em 2004
Idealizada pelo ministro Marco Aurélio e inaugurada na presidência do ministro Maurício Correia em 5 de maio de 2004, a Rádio Justiça nasceu com o objetivo de reportar as decisões do Poder Judiciário de modo descomplicado, mas sem perder a profundidade necessária para a compreensão dos assuntos.
Em 2006, durante a presidência da ministra Ellen Grace, a emissora passou por uma modernização tecnológica e teve seu alcance ampliado. Hoje, é transmitida pela frequência 104,7 para o Distrito Federal e entorno e pela internet para todo o Brasil. São 20 programas, produzidos pela equipe da Rádio e por parceiros, que vão desde entrevistas à música erudita, apresentada e comentada pelo maestro Cláudio Cohen, titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
Entre as diversas premiações recebidas pela emissora, destaca-se o Prêmio Mundial de Melhor Programação Infanto-Juvenil em 2009, promovido pelo Unicef e conquistado a partir de uma programação especial com participação de crianças durante um dia inteiro.
Serviço:
Rádio Justiça (104,7 FM no DF) www.radiojustica.jus.br
Semana em Pauta – sexta-feira, 17h30 (reprise sábado e domingo, 19h30)
Plenárias – sábado e domingo, 19h
Saber Direito – segunda a sexta-feira, 6h
Justiça em Cena (radionovela) – todos os dias, em vários horários ao longo da programação
Fonte: Rádio Justiça