Rádio Justiça: acompanhe os destaques da programação desta quinta-feira (5)

04/05/2011 19:40 - Atualizado há 9 meses atrás

Jornal da Justiça destaca estudo “Supremo em Números” e sessão plenária do STF
Estudo Supremo em Números, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, revela que 92% dos processos julgados pela Corte são recursos. Os que envolvem questões constitucionais representam apenas 0,5% do total e 7,5% são processos ordinários, casos em que o STF atua como instância única. A pesquisa inclui mais de 1,2 milhão de processos entre 1988 e 2010 e também traz dados sobre a origem dos processos, o ranking dos maiores litigantes entre outros tópicos. Confira no Jornal da Justiça, que ainda traz o resultado do julgamento sobre a legalidade da união entre pessoas do mesmo sexo. O caso começou a ser analisado na sessão plenária do Supremo Tribunal Federal desta quarta (4). Acompanhe ainda uma entrevista com a conselheira Cláudia Chagas, presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público, sobre a importância da adoção das tabelas unificadas. Jornal da Justiça, nesta quinta-feira, 5 de maio, a partir das 6 horas.

Justiça na Manhã fala sobre a inclusão indevida do consumidor no cadastro de devedores
A inclusão indevida do nome no cadastro de devedores é uma prática bastante comum. Tanto que são muitos os processos em análise em todas as instâncias da Justiça brasileira. Muitas vezes, o consumidor é surpreendido na hora da compra pela notícia de que o nome consta na lista de maus pagadores. O Justiça na Manhã traz entrevistas com especialistas em Direito do Consumidor para avaliar o que pode acontecer num caso como esse e também o que prevê a legislação brasileira para a inclusão do nome do consumidor nesses cadastros. Nesta quinta-feira (5), a partir das 8 horas.

STF: pauta prevê continuação do julgamento sobre união homoafetiva
Além da continuação do julgamento das ações que discutem a união homoafetiva, um dos destaques da pauta da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira, dia 5, é o julgamento do pedido de extradição feito pelo governo da Argentina do ex-major Norberto Raul Tozzo. O militar é acusado de ter comandado, em 1976, o sequestro e assassinato de 22 pessoas que faziam parte do movimento de oposição à ditadura militar na Argentina. O caso ficou conhecido como “O Massacre de Margarita Belém”, uma alusão à cidade que foi palco dos fuzilamentos. O argentino fugiu para o Brasil em 2004 e passou a viver de maneira clandestina no país, até que foi descoberto pela Interpol no Rio de Janeiro. A Rádio Justiça transmite a sessão plenária do STF, ao vivo, a partir das 14h10.

Justiça em Cena: registro de nomes é tema da radionovela “Inomináveis” 
Dona Maria foi até o tabelião Dagmar para registrar o filho. Tudo estaria bem, e até fácil, se ela não tivesse escolhido um nome bastante esquisito. Dagmar lembra que uma lei impede que o cartório registre uma criança com nomes que possam criar situações vexatórias futuramente. Mas nem assim Dona Maria desiste e ela vai tentar de tudo para convencer o tabelião. Confira o desenrolar dessa história em “Inomináveis”, a radionovela da Rádio Justiça, com apresentação em diversos horários.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.